'Buraco quente': projeto quer tornar sanduíche patrimônio cultural imaterial de SP

De acordo com o relator do projeto, deputado Paulo Correa Jr (PSD), lanche é 'tradicional expressão da cultura alimentar' da cidade de Pariquera-Açu, no interior do Estado

16 jun 2025 - 09h41
(atualizado às 09h50)

Um projeto de Lei do deputado estadual Paulo Correa Jr (PSD), protocolado na semana passada, propõe tornar o sanduíche "buraco quente" patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. O lanche, feito de pão francês recheado com carne moída, é tradicional em festinhas familiares e lanchonetes paulistas.

De acordo com o relator, o "buraco quente" foi criado na cidade de Pariquera-Açu, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, e é uma "tradicional expressão da cultura alimentar", por isso deveria se tornar patrimônio cultural imaterial.

Publicidade
Lanche buraco quente pode se tornar patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo.
Lanche buraco quente pode se tornar patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

"Reconhecer oficialmente o buraco quente como prato típico significa fortalecer a identidade cultural, incentivar o turismo gastronômico e promover a divulgação das tradições locais, contribuindo para a valorização da cultura alimentar do vale do ribeira", escreve Correa Jr no projeto de lei.

"Ao longo dos anos, o buraco quente consolidou-se como uma iguaria presente em reuniões familiares, festas comunitárias, eventos escolares, quermesses e festividades tradicionais da cidade (de Pariquera-Açu), tornando-se parte do cotidiano e da memória afetiva dos munícipes."

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se