Um casal de idosos de 67 e 68 anos está desaparecido após a forte chuva que atingiu a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 16. Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro deles foi levado pela enxurrada.
Eles foram identificados como Maria e Marcos e estavam em um HB20 da cor branca. O veículo caiu em um córrego na Avenida Carlos Caldeira Filho e foi arrastado pela enxurrada registrada em Capão Redondo, na zona sul da cidade.
Os Bombeiros informaram que equipes da corporação margearam o Rio Pinheiros nesta sexta com o objetivo de localizar as vítimas. Como não foram encontrados, as buscas deverão ser retomadas neste sábado, 17.
"O filho do casal foi até o local, fez contato com o comandante da operação e confirmou se tratar de seus pais. Amanhã as equipes retomarão as buscas a partir do último ponto que o veículo foi avistado", informou os Bombeiros.
Também na Carlos Caldeira Filho, um veículo modelo Renaut Sandero da cor vermelha foi arrastado pela força da água. O carro estava vazio e foi encontrado em uma galeria. O dono também foi localizado e, segundo a corporação, estava seguro e em bom estado de saúde.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a região do Capão Redondo e outros bairros da zona sul foram fortemente afetados pelo temporal.
Ainda na Carlos Caldeira Filho, passageiros de um caminhão chegaram a sentar no teto do veículo para escapar da enchente; próximo ao Terminal João Dias, na zona sul, os ônibus não conseguiam atravessar as vias completamente alagadas.
Os Bombeiros também registram inicialmente um afogamento em curso, na Rua Eliis Maas, também na região do Capão Redondo.
Isso aqui é normalizado na zona sul tem 5 pessoas que sumiram ai dentro (devem estar mortos) é um retrato comum da região do capão redondo. Eu já vi uma senhora morrer na mesma rua, em condições menores. Eu vejo gente morta nesse lugar desde criança pic.twitter.com/fc97ApJwB4
— Raoul Gasconha (@RaoulWohs) January 16, 2026
Segundo informações preliminares, um homem teria entrado na água para tentar auxiliar pessoas em um veículo quase totalmente submerso durante a enchente e não teria retornado. Mais tarde, a corporação informou que o afogamento ainda não tinha sido confirmado.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da Prefeitura, colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, com destaque para as as regiões de Sapopemba e Guaianases, ambos na zona leste, e de Campo Limpo (zona sul), que chegaram a estar em estado de alerta (na cor vermelha, a mais crítica) por conta do transbordamento de córregos.
Em razão dos temporais, a Defesa Civil disparou um alerta severo por conta das tempestades que atingiram a capital. "Chuva forte se espalhando pela capital paulista. Tem raios, ventos e condição para granizo", informou o comunicado, por volta das 17h.
Até as 18h30, os Bombeiros haviam recebido três chamados para quedas de árvore, um para desabamento e 29 para enchentes e alagamentos, incluindo, além de Vila Andrade e Capão Redondo, o bairro do Morumbi.
O episódio de desabamento citado aconteceu em Mauá, na Grande SP. Um deslizamento de terra atingiu o muro de uma residência do bairro Jardim Zaira. Não houve registro de vítimas, segundo a Defesa Civil.
"Foi realizada vistoria prévia na residência e identificados problemas na estrutura. A Defesa Civil Municipal optou pela interdição parcial do local e os moradores foram encaminhados para um local seguro", informou o órgão.
Situação no entorno do Terminal João Dias
16/01/2026 pic.twitter.com/zhyJ0siQLj
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) January 16, 2026