Algas se proliferam no Rio Tietê e fenômeno atinge ao menos três cidades do interior de SP

Segundo a Cetesb, a “mancha verde” nas águas está associada ao processo de eutrofização

17 mar 2026 - 20h11
Algas se proliferam no Rio Tietê e fenômeno é registrado em pelo menos 3 cidades do interior de SP
Algas se proliferam no Rio Tietê e fenômeno é registrado em pelo menos 3 cidades do interior de SP
Foto: Reprodução/TV TEM

Ao menos três cidades do interior de São Paulo registraram a formação de um “tapete” de algas sobre o Rio Tietê. De acordo com moradores da região à , a proliferação alterou a coloração das águas e exala um mau cheiro constante.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram as condições do rio nos municípios de Adolfo, Buritama, Novo Horizonte e Sales. Procurada pelo Terra, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou a situação e informou que a tonalidade esverdeada e a formação de uma “nata” na superfície estão associadas à eutrofização, fenômeno mais comum nesta época do ano. 

Publicidade

Segundo o órgão, a combinação de altas temperaturas e chuvas intensas favorece a reprodução acelerada das algas, mas ressaltou que o quadro está sendo monitorado.

“O órgão mantém monitoramento e fiscalização na região, no âmbito do Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Esta força-tarefa do Estado também inclui Fundação Florestal e SP Águas, vinculadas à Semil, além da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), da Polícia Militar Ambiental, dos Comitês de Bacias Hidrográficas e de prefeituras, para intensificar a proteção dos recursos hídricos”, afirmou a Cetesb em nota. 

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se