PM chega preparada para guerra, diz testemunha de protesto

9 jan 2015 - 21h13
(atualizado às 21h44)

Uma grande confusão tomou conta da região da Consolação, em São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira. Quando manifestantes do Movimento Passe Livre e seus simpatizantes se preparavam para entrar na Avenida Paulista e encerrar o ato contra o aumento das passagens no transporte público da capital, um pequeno grupo de jovens infiltrados entrou em confronto com a Polícia Militar - que, segundo testemunhas ouvidas pelo Terra, reagiu de maneira truculenta.

Protesto em SP tem bombas e pedras em confronto com a PM

Publicidade

Josias Januário, 47, que estava dentro do Conjunto Nacional (na esquina da Avenida Paulista com a rua Augusta) no momento da confusão, afirmou: "o que acontece é que a Polícia Militar de São Paulo tem treinamento para combate, mas não tem treinamento para passeatas. Eles chegam aqui preparados para a guerra. Sou professor na Escola Superior de Guerra, sei do que estou falando".

Foto: Leonardo Benassotto / Futura Press

"É um absurdo esse uso da força. Quando ouvi os barulhos, corri para a porta e vi PMs atirando em jovens que estavam apenas protestando. Não vi os meninos fazendo nada demais. Isso fere completamente o Estado Democrático de Direito. A polícia foi pior do que era na Ditadura. Eu lutei contra a Ditadura, sabemos de tudo que os agentes fizeram naquela época, mas nas ruas eu não via isso", completou o diretor de Direitos Humanos da OAB Martim de Almeida Sampaio, de 55 anos.

O securitário Ronaldo Lourenço, de 22 anos, e o assistente de marketing Jonathan Bogo, 27, estavam em uma livraria do mesmo conjunto quando o confronto aconteceu. Eles tentaram ir embora quando ouviram os primeiros tiros, mas tiveram que ficar cerca de uma hora presos dentro do estabelecimento.

Publicidade

"Sempre acontece isso. Em um protesto justo e pacífico, poucas pessoas se infiltram e conseguem acabar com tudo. Ai a polícia não sabe lidar e resulta nessa grande confusão. Olha a tal Tropa do Braço! É um absurdo! São lutadores imensos de Jiu-Jitsu contra garotos que soltam fogos de artifício", afirmou Ronaldo.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações