Passarela cai sobre a Linha Amarela e deixa quatro mortos no Rio de Janeiro

Motorista de caminhão trafegava com a caçamba levantada e provocou a queda; ele será indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa

28 jan 2014 - 09h37
(atualizado às 16h18)

Um caminhão derrubou a estrutura de uma passarela por volta das 9h15 desta terça-feira na Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro. Dois automóveis - um táxi e um Palio -, um em cada sentido da via, e uma motocicleta foram esmagados pela queda. Quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas, segundo a concessionária Lamsa, que administra o trecho. A Linha Amarela está completamente interditada nos dois sentidos devido ao acidente.

Veja momento em que carreta derruba passarela no Rio
Video Player

Imagens divulgadas pelo Centro de Operações Rio mostram que a carreta se chocou com a passarela, que tem cerca de 4,5 metros de altura, porque estava com a caçamba levantada no momento do acidente, derrubando, assim, a estrutura de metal. O acidente ocorreu entre os acessos 4 e 5 da Linha Amarela, em Pilares, e causa grande engarrafamento nos dois sentidos da via.

Publicidade

Os bombeiros identificaram os mortos como sendo Célia Maria, 64 anos, Adriano P. Oliveira, 26 anos, Renato P. Soares, 62 anos, e Alexandre G. Almeida, de idade não informada. Célia e Adriano estariam caminhando pela passarela no momento da colisão. 

Cinco pessoas ficaram feridas no acidente - dois em estado grave - e foram levadas para hospitais públicos. O motorista do caminhão, identificado como Luiz Fernando Costa, 30 anos, foi encaminhado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

O idoso Luiz Carlos Guimarães, 70 anos, que estava no banco de trás de um dos carros atingidos pela passarela, está internado no Hospital Municipal Salgado Filho. Ele teve traumatismo craniano e vai ser submetido a uma cirurgia. Já Gláucia Pereira de Andrade, 56 anos, que também estava no carro, foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, com fratura no joelho.

O motoqueiro Jairo Zenaide, 44 anos, que passava pelo local, foi atingido por pedaços de concreto e está no Hospital Federal de Bonsucesso, com fraturas em um dos braços. Liliane de Souza Rangel, 33 anos, foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade. Ela teve fratura de bacia e passa por cirurgia. 

Publicidade

Motorista é ouvido

Luis Fernando Costa foi ouvido no hospital pelo delegado Fábio Dantas, da 44ª DP (Delegacia de Polícia), que abriu inquérito para apurar o caso. Segundo a Polícia Civil, Costa será indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa. A delegacia instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Testemunhas estão sendo chamadas para prestar depoimento e as câmeras de circuito de segurança da via expressa foram solicitadas. 

<p>O limite de altura da passarela é de 4,5 metros</p>
O limite de altura da passarela é de 4,5 metros
Foto: Google / Reprodução

O chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira, pediu que motoristas evitem a Linha Amarela por conta da operação de resgate das vítimas, em entrevista à rádio CBN. A concessionária Lamsa recomenda que motoristas busquem utilizar o Alto da Boa Vista ou a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.

O trânsito de veículos de carga é proibido na via das 6h às 10h e das 17h às 20h em dias úteis. O veículo que derrubou a passarela seria da empresa Arco da Aliança e estava identificado com um adesivo da prefeitura. O secretário de Conservação, Marcus Belchior Corrêa Bento, garantiu, porém, que o caminhão não prestava serviço à prefeitura, apenas tinha autorização para retirar entulho, e informou que o adesivo é uma forma de credenciamento.

Publicidade

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) foi ao local da tragédia e confirmou que o veículo trafegava em horário irregular, quando o tráfego é restrito. Segundo ele, até o fim da tarde a pista no sentido Barra deve ser liberada. Dois guinchos estão sendo usados para retirar os escombros. Para poder remover a passarela, a estrutura está sendo partida em dois pedaços para facilitar a retirada das vigas de ferro. Até o início da tarde, um táxi continuava preso entre a estrutura da passarela e a pista.

Plano de contingência

O Centro de Operações Rio acionou um plano de contingência por conta do acidente e operadores orientam os motoristas nas ruas próximas à Linha Amarela. Agentes da Guarda Municipal foram mobilizados para fazer a escolta de veículos envolvidos na operação de socorro às vítimas. Os hospitais municipais Souza Aguiar, Miguel Couto e Lourenço Jorge - para onde foi levado o motorista do caminhão que provocou o acidente - receberam reforço de efetivo para atender os feridos.

O fluxo de veículos na Linha Amarela ficou restrito devido ao acidente. No sentido Barra da Tijuca, os motoristas podem transitar até a altura de Bonsucesso, sendo obrigados a acessar a avenida dos Democráticos pela saída 4. No sentido Centro, o desvio está sendo feito pela saída 5 com os motoristas acessando à avenida Dom Helder Câmara. A prefeitura recomenda que os motoristas usem a avenida Brasil, estrada Grajaú-Jacarepaguá, autoestrada Lagoa-Barra e o Alto da Boa Vista.

Pelo menos uma pessoa caiu no córrego que divide os dois sentidos da via e foi resgatada por populares. O Corpo de Bombeiros retirou pessoas dos carros atingidos em uma operação de resgate que contou com a ajuda de helicópteros e pessoas que passaram pelo local. O trânsito está completamente interrompido na região; as saídas estão liberadas, mas há grande congestionamento e todos os acessos estão fechados. A Defesa Civil realiza vistorias no ponto do acidente, e o Instituto de Criminalística faz a perícia no local.

Publicidade

Acidente na avenida Brasil

Também durante a manhã desta terça-feira, outro acidente deixou ainda mais congestionada uma das rodovias que motoristas procuraram como alternativa devido à interdição da Linha Amarela. Três veículos se envolveram em uma colisão na pista central da avenida Brasil, no sentido zona oeste, próximo à Penha. Pouco antes do meio-dia, o Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que ônibus, carro e utilitário que colidiram no local foram retirados.

Registrou a queda da passarela na Linha Amarela do Rio de Janeiro e o resgate das vítimas do acidente? Envie fotos e vídeos para o vc repórter, o canal de jornalismo participativo do Terra

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se