'Mayday fuel': piloto da Azul declara emergência por falta de combustível

Voo AD4871 saiu de Campinas (SP) em direção a São Luís (MA), mas precisou ser desviado para Parnaíba (PI)

20 fev 2025 - 10h29
(atualizado às 15h16)
'Mayday fuel': piloto da Azul declara emergência por falta de combustível
Video Player

Passageiros de um voo da Azul, que saiu de Campinas, no interior de São Paulo, com destino a São Luís, no Maranhão, passaram por um pequeno susto na tarde de quarta-feira, 19. O voo AD4871 precisou ser desviado para Parnaíba, no Piauí, após o piloto não conseguir pousar por questões climáticas adversas. Foi preciso que ele acionasse a torre de comando, com o seguinte código: "Mayday fuel", que quer dizer que a aeronave estava com pouco combustível disponível.

No diálogo, que está circulando nas redes sociais, o operador da torre de comando responde que as condições climáticas não melhoraram em Teresina (PI), nem em São Luís, destino original do voo, e orienta o piloto a pousar em Parnaíba.

Publicidade
O avião chegou a se aproximar de São Luís antes de ir para Parnaíba, mas não conseguiu pousar devido a questões climáticas
O avião chegou a se aproximar de São Luís antes de ir para Parnaíba, mas não conseguiu pousar devido a questões climáticas
Foto: Reprodução/FlightRadar

Segundo dados do Flight Radar, a aeronave saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, por volta das 13h10, e deveria pousar em São Luis às 16h25. Com o desvio, porém, o voo só chegou na capital maranhense às 20h33.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), o piloto é orientado a dizer o código "Mayday fuel" quando o combustível disponível der para menos de 30 minutos de voo.

Em nota, a Azul informou que "por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), alternou para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar, pelo mesmo motivo. A aeronave precisou desviar novamente, para Parnaíba (PI), aterrissando em total segurança e seguindo todos os protocolos. Em seguida, o voo prosseguiu para a capital maranhense, onde Clientes e Tripulação desembarcaram."

"Os Clientes impactados receberam toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", complementa.

Publicidade
Vídeo mostra o momento em que avião capota ao aterrissar em Toronto, no Canadá
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações