Um avião da Latam precisou arremeter antes de pousar no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, 12. O motivo foi a presença de uma embarcação fora da área de segurança do aeroporto. Após a manobra, a aeronave pousou normalmente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O voo decolou do Aeroporto de Congonhas (CGH) com destino ao Rio de Janeiro. Perto de pousar, precisou fazer a manobra para desviar de um barco, que estava na Baía de Guanabara, próximo à pista de pouso.
A justificativa foi informada aos passageiros pelo próprio piloto, enquanto a movimentação ainda estava em curso.
Devido à ocorrência, o pouso aconteceu às 18h16, seis minutos além da previsão inicial. De acordo com a Infraero, não houve impacto entre a aeronave e a embarcação.
“Foi observado que a embarcação estava fora da área de segurança do aeroporto, que é devidamente demarcada por boias náuticas, e em nenhum momento comprometeu a segurança das operações”, disse a Infraero em nota.
Ao Terra, a Latam explicou que o voo arremeteu, e aterrissou no destino final em total segurança, dentro do horário programado. Todos os passageiros desembarcaram normalmente.
“A LATAM reitera que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. A segurança é um valor imprescindível para a companhia e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, diz a empresa.
O caso chamou a atenção de passageiros devido a um incidente em que um avião da Gol colidiu com um carro de manutenção no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), na terça, 11. A aeronave sofreu avarias, e o veículo ficou destruído.
Diferente do caso no Galeão, a arremetida do voo ao chegar ao SDU estava dentro dos padrões de segurança da aviação. O procedimento serve como uma precaução comum em aeroportos, e não houve qualquer dano ou acidente.