Uma aeronave da Delta Airlines ficou de cabeça para baixo ao pousar no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, na tarde de segunda-feira, 17. O voo, que vinha de Minnesota, nos Estados Unidos, transportava 80 pessoas, incluindo quatro tripulantes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em coletiva para TVs canadenses, um bombeiro que participou do resgate afirmou o "vento cruzado" pode ser uma das razões para o acidente, o que não foi confirmado. Esse fenômeno ocorre quando rajadas laterais desviam a aeronave do curso, dificultando o controle pelo piloto.
No entanto, Todd Aitken, comandante dos bombeiros do aeroporto de Toronto Pearson, afirmou que “não seria apropriado comentar sobre a causa do acidente”, ressaltando que as condições na pista eram boas.
Segundo a BBC Canadá, ventos de até 50 km/h espalharam neve por Toronto, reduzindo a visibilidade para 8 km. Em alguns pontos, o acúmulo de neve chegou a 50 centímetros.
Inicialmente, 17 passageiros foram hospitalizados, mas, segundo o porta-voz dos bombeiros, Matthew Aitken, mais uma pessoa precisou de atendimento, elevando o total para 18. De acordo com os paramédicos que atuaram no local, três vítimas sofreram ferimentos graves: uma criança, um homem de aproximadamente 60 anos e uma mulher de cerca de 40 anos. No entanto, a diretora do aeroporto, Deborah Flint, declarou que não tem informações sobre feridos em estado crítico.
As operações no Aeroporto Pearson foram retomadas na noite de segunda-feira, mas as duas pistas onde o acidente ocorreu permanecem interditadas para investigação, sem previsão de liberação. Segundo autoridades locais, o incidente deve causar atrasos e cancelamentos nos próximos dias.