Avião capotado no Canadá: comandante cita pista em boas condições e sem 'vento cruzado'

Queda de aeronava deixou 18 pessoas feridas; três estão em estado grave, incluindo uma criança

18 fev 2025 - 13h13
(atualizado às 13h16)
Vídeo mostra o momento em que avião capota ao aterrissar em Toronto, no Canadá
Video Player

Uma aeronave da Delta Airlines ficou de cabeça para baixo ao pousar no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, na tarde de segunda-feira, 17. O voo, que vinha de Minnesota, nos Estados Unidos, transportava 80 pessoas, incluindo quatro tripulantes.

Em coletiva para TVs canadenses, um bombeiro que participou do resgate afirmou o "vento cruzado" pode ser uma das razões para o acidente, o que não foi confirmado. Esse fenômeno ocorre quando rajadas laterais desviam a aeronave do curso, dificultando o controle pelo piloto.

Publicidade

No entanto, Todd Aitken, comandante dos bombeiros do aeroporto de Toronto Pearson, afirmou que “não seria apropriado comentar sobre a causa do acidente”, ressaltando que as condições na pista eram boas.

Segundo a BBC Canadá, ventos de até 50 km/h espalharam neve por Toronto, reduzindo a visibilidade para 8 km. Em alguns pontos, o acúmulo de neve chegou a 50 centímetros.

Inicialmente, 17 passageiros foram hospitalizados, mas, segundo o porta-voz dos bombeiros, Matthew Aitken, mais uma pessoa precisou de atendimento, elevando o total para 18. De acordo com os paramédicos que atuaram no local, três vítimas sofreram ferimentos graves: uma criança, um homem de aproximadamente 60 anos e uma mulher de cerca de 40 anos. No entanto, a diretora do aeroporto, Deborah Flint, declarou que não tem informações sobre feridos em estado crítico.

As operações no Aeroporto Pearson foram retomadas na noite de segunda-feira, mas as duas pistas onde o acidente ocorreu permanecem interditadas para investigação, sem previsão de liberação. Segundo autoridades locais, o incidente deve causar atrasos e cancelamentos nos próximos dias.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações