Um homem apontado como líder do tráfico na Vila da Paz, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi preso na madrugada desta segunda-feira (8) após uma perseguição com troca de tiros com a Brigada Militar. O criminoso, de 28 anos, era considerado o sucessor do traficante conhecido como "Pequeno", atualmente isolado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
O confronto começou por volta das 2h50, quando policiais do setor de inteligência identificaram um Volkswagen Voyage branco cujos ocupantes eram suspeitos de envolvimento em um homicídio recente. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu e os ocupantes do carro dispararam com um fuzil calibre 5.56, equipado com carregador tipo caracol, que permite rajadas, mas acabou falhando.
Durante a perseguição, o carro capotou na Rua Quatro, no interior da Vila da Paz. Dois suspeitos fugiram por uma área de mata, enquanto o terceiro, armado com uma pistola 9mm, trocou tiros com os policiais da Força Tática do 26º BPM antes de se render.
O homem capturado estava foragido da Justiça e possui extensa ficha criminal, incluindo pelo menos dez homicídios, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma. Durante a prisão, um grupo com cerca de 20 apoiadores do criminoso tentou impedir a ação da polícia e exigiu sua liberação. Um dos indivíduos, de 32 anos, foi detido por ameaçar os policiais de morte.
Na operação, a Brigada Militar apreendeu um fuzil .556, uma pistola 9mm, porções de haxixe e maconha e cerca de 80 munições de diversos calibres. As duas armas estavam com numeração raspada e são de uso restrito das forças de segurança.
Ninguém ficou ferido durante a ação. A Polícia Civil irá investigar os demais envolvidos e dar continuidade às buscas pelos fugitivos.
Com informações: Correio do Povo