Curso da Brigada Militar qualifica 31 profissionais para combater violência doméstica

Formação realizada em Porto Alegre prepara policiais e bombeiros para coordenar e multiplicar ações da Patrulha Maria da Penha em nove estados.

27 out 2025 - 14h09

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul formou, nesta sexta-feira (24), 31 novos instrutores capacitados no Curso de Especialização em Enfrentamento à Violência Doméstica e Gestão da Patrulha Maria da Penha. O evento de formatura aconteceu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, reunindo profissionais da segurança de diversas regiões do país.

Foto: imagem meramente ilustrativa / Joel Vargas / PMPA / Porto Alegre 24 horas

Durante as 60 horas de formação, os participantes estudaram violência de gênero, direitos humanos, comunicação empática e estratégias para aprimorar o atendimento às vítimas. O curso foi supervisionado pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar, sob direção do coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, que destacou o papel essencial da Patrulha Maria da Penha na proteção e dignidade das mulheres.

Publicidade

A tenente-coronel Vanessa Peripolli, responsável pela coordenação do curso, enfatizou o caráter multiplicador da iniciativa. Participaram policiais e bombeiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte, entre outros estados. Após a conclusão, os formandos estão aptos a atuar como gestores e instrutores das Patrulhas em suas unidades.

Brigada Militar.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações