Criminosos armados invadem Biblioteca Mário de Andrade, no centro de SP, e roubam obras de arte

Segundo a Polícia Militar, eles renderam os seguranças e depois fugiram; ninguém ficou ferido; procurada, Prefeitura não se manifestou

7 dez 2025 - 13h24
(atualizado às 14h55)
Resumo
Criminosos armados invadiram a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, renderam seguranças, roubaram obras de arte e fugiram; ninguém ficou ferido.
Biblioteca Mário de Andrade foi alvo de assalto neste domingo, 7.
Biblioteca Mário de Andrade foi alvo de assalto neste domingo, 7.
Foto: Gabriela Biló/Estadão / Estadão

Criminosos armados invadiram a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94), no centro de São Paulo, neste domingo, 7. Segundo a Polícia Militar, eles renderam os seguranças, roubaram obras de arte e fugiram. Ainda de acordo com a PM, ninguém ficou ferido. O Estadão entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

Equipes da PM que estavam nas proximidades prestaram auxílio aos funcionários e iniciaram patrulhamento na região. Até as 13h, entretanto, nenhum dos suspeitos tinha sido localizado.

Publicidade
Foto da parede da Biblioteca Mário de Andrade sem as obras que foram roubadas
Foto: Divulgação/PM / Estadão

Inaugurada em 1926 como Biblioteca Municipal de São Paulo, a Mário de Andrade é a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Biblioteca Nacional. Em 1960, recebeu o nome em homenagem ao famoso escritor que criou em 1935 o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo.

O prédio na Rua da Consolação foi construído e inaugurado pelo Prefeito Prestes Maia e é considerado um marco do estilo Art Déco na capital paulista. O edifício foi tombado em 1992 pelo município. Em 2007, a Mario de Andrade passou por uma grande reforma. Foi reaberta ao público em janeiro de 2011. A biblioteca tem um acervo de 327 mil livros, dos quais 51 mil são considerados raros.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações