Além das 17 praias distribuídas em 40 km de orla e cercadas pela Mata Atlântica, a prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quer algo a mais para atrair turistas.
A aposta da cidade litorânea é a implantação de um complexo turístico com a maior roda-gigante da América Latina, com cerca de 120 metros de altura, o teleférico mais extenso do Brasil, com 1,8 quilômetro de distância e 45 m de altura, áreas de lazer e restaurantes.
O complexo terá duas bases que serão ligadas pelo teleférico, o Morro do Camaroeiro e o Morro Santo Antônio. Hoje, de acordo com a prefeitura, ambos os lugares são pontos de contemplação, mas sem "estruturas" ou "aproveitamento total do potencial turístico".
A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre, com prazo de conclusão estimado em até dois anos e meio. O projeto será implantado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A previsão é de custar cerca de R$ 150 milhões.
"O projeto está em fase final para viabilização técnica e econômica. Com esses detalhes concluídos, a proposta será apresentada à população em audiência pública. A expectativa é finalizar essa etapa ainda no primeiro semestre", explica o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva (PSD).
Após essa primeira conclusão, será marcada a data da licitação, que deve levar de 45 a 60 dias. "De forma otimista, a licitação pode ser concluída em cerca de 100 dias. A obra tem prazo estimado de 30 meses, com fases distintas: as áreas administrativas, restaurantes e integrações turísticas devem começar no início, enquanto etapas mais complexas, como bases e cabeamento do teleférico, levam mais tempo."
A discussão da construção de um teleférico na cidade começou durante uma das gestões do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva (na época PSDB), em meados de 2003. De acordo com o atual prefeito, filho de Antônio Carlos da Silva, o projeto foi reestruturado e amadurecido.
Lugares privilegiados
Os lugares escolhidos são classificados em diversos blogs de viagem como "joias da cidade". De acordo com Silva, no Morro do Camaroeiro ficará a estrutura administrativa do complexo e a maioria dos atrativos turísticos, como a roda-gigante. "Por conta do platô do local, temos quase 70 mil metros de área disponível para implementação e é ali que vão ter os maiores investimentos no que tange ao atrativo do turismo", explica.
Já no morro Santo Antônio será a chegada do teleférico - ao pé da estátua do santo -, mas a grande prioridade do local será o que já é considerado uma tradição do local: um espaço dedicado à prática do voo livre. "Nós iremos modificar a rampa que tem hoje, uma delas deixa de existir e outra será ampliada. E ali, junto ao espaço terá bar, quiosque, banheiros, enfim, entretenimentos receptivos", resume.
Mateus Silva salienta que os pontos de contemplação continuarão existindo nos locais, assim como as trilhas e o acesso a pé aos morros. Tudo isso continua gratuito. "Só paga a utilização do serviço. Mas o acesso é livre, 100% gratuito", garante.
Para favorecer a ocupação da população local, o prefeito fala em serviços mais baratos nos dias de semana. "Na licitação a gente vai ter mais clareza de valores, mas é evidente que vão ser valores acessíveis para que seja uma prática recorrente da população de poder participar."
Outros atrativos já pensados para o novo complexo são um trenó de montanha, área de desenvolvimento da economia criativa e economia caiçara, museu da economia caiçara, tirolesa e bicicletas nas alturas (conhecida como Sky Bike). "Também queremos fomentar as práticas esportivas com lugar para ciclismo, revitalização das trilhas, esporte de montanha e corrida de aventura".
Maior roda-gigante da América Latina e maior teleférico do Brasil
Atualmente, a maior roda-gigante da América Latina é a Roda Rico, localizada no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, com 91 metros de altura e 80 metros de diâmetro.
A de Caraguá, terá uma base de 100 metros e o arco de 40 metros, tendo aproximadamente 120 metros de altura em relação ao solo, e diâmetro de 40 metros.
Outras rodas-gigantes que merecem destaque no País são:
- Yup Star Rio, também conhecida como Rio Star. Localizada no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, com 88 metros de altura
- Yup Star Foz, localizada próxima ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Paraná. Também com 88 metros de altura.
- FG Big Wheel, localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com 82 metros de altura
Já o teleférico será o maior do Brasil em extensão, com 1.800 metros por trajeto. Atualmente a maior do País em extensão é a de Poços de Caldas, em Minas Gerais, com 1.600 metros, trajeto que dura 16 minutos ida e volta.
Em questão de altura, o teleférico de Caraguatatuba terá 45 metros, mas outros espalhados pelo Brasil são mais altas. Há uma diferença entre teleférico e bondinho, que costuma ter cabines fechadas.
- Teleférico de Caraguatatuba (SP): 1.800 metros de extensão; 45 metros de altitude
- Teleférico de Poços de Caldas (MG): 1.600 metros de extensão; 400 metros de altitude
- Teleférico Governador Eduardo Campos, em Bonito, Pernambuco: 1200 metros de extensão; 700 metros de altitude
- Teleférico de Serra Negra (SP): 1.400 metros de extensão; 1000 metros de altitude
- Teleférico de Nova Friburgo (RJ): 1.450 metros de extensão; 1.380 metros de altitude