Uma bebê de 10 meses morreu após parada cardíaca em uma creche em São Miguel do Oeste (SC), e a família anunciou a doação de seus órgãos.
Uma bebê de apenas 10 meses morreu depois de ter uma parada cardíaca em uma creche de São Miguel do Oeste (SC) e ficar quatro dias internada. Após a confirmação do óbito, Antonella Valentina Garbini terá os órgãos doados, informou nesta quinta-feira, 16, a família da criança nas redes sociais. O caso é apurado pela Secretaria de Educação do município.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Antonella ficou mais de 30 minutos sem respirar e sem batimentos cardíacos na creche municipal Mundo Novo, localizada no bairro Salete. Ao Terra, o Corpo de Bombeiros informou que uma equipe foi chamada para socorrer a bebê por volta das 14h da última sexta-feira, 10.
Ao chegarem à creche, os bombeiros encontraram Antonella deitada em um colchonete dentro de uma sala de aula. Ela estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória, além de apresentar palidez, pele quente ao toque e pupilas não reagentes à luz.
Por cerca de 30 minutos, os bombeiros fizeram manobras para reanimar a bebê, incluindo o uso de desfibrilador e massagens cardíacas. Os batimentos do coração de Antonella retornaram e ela foi levada pelo Samu ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a cerca de três quilômetros da creche. Depois, foi transferida para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó (SC).
Após quatro dias internada, Antonella não resistiu e morreu. Segundo uma publicação da mãe da bebê no Instagram, o velório dela ocorre na tarde desta quinta-feira, 16, na Igreja Luterana, no Distrito Grapia, em Paraíso (SC).
A Prefeitura de São Miguel do Oeste lamentou a morte de Antonella e se solidarizou com os familiares e amigos da bebê.
Segundo nota enviada ao Terra, após notarem sinais de parada cardiorrespiratória na criança, a diretora e a equipe de profissionais da unidade iniciaram os primeiros socorros erealizaram massagem cardíaca até a chegada do Corpo de Bombeiros e do Samu.
A Secretaria de Educação afirmou que acompanha de perto toda a situação e presta apoio à família e à comunidade escolar. Um procedimento administrativo será instaurado para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.
Por fim, a Administração Municipal reafirmou o comprometimento com a transparência e com o cuidado integral às crianças da rede municipal de ensino.