Após quase 3 horas de apagão, SP tem energia restabelecida, diz ONS

Vários bairros da cidade ficaram sem luz neste sábado, 31; moradores relataram a queda de energia nas redes sociais

31 ago 2024 - 19h29
(atualizado às 21h40)
Apagão em SP
Apagão em SP
Foto: Reprodução/GloboNews

Vários bairros da cidade de São Paulo e de Guarulhos registraram falta de energia elétrica na tarde deste sábado, 31. O serviço foi restabelecido nas duas cidades após quase três horas de apagão. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "às 19h58 foi concluída a recomposição total da carga". "Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição das carga da EDP-SP e as 19h58 das cargas da ENEL-SP", informou.

Publicidade

A Enel Distribuição de São Paulo também confirmou que, "por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde".

A EDP, concessionária de energia na cidade de Guarulhos, disse que "garantiu o restabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37".

De acordo com a ONS, as causas do apagão ainda estão sendo apuradas e serão divulgadas posteriormente em relatório.

O que aconteceu

Moradores relataram a falta de energia em vários bairros da capital paulista por meio das redes sociais. Houve relatos de falta de luz nos seguintes bairros:

Publicidade
  • Zona Norte: Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves;
  • Zona Leste: Mooca, Pari, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel;
  • Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.

Conforme relatos, a Avenida Paulista e ruas próximas também ficaram completamente sem luz. A energia elétrica nessa região começou a ser restabelecida por volta das 19h. 

Queda de energia atinge o Centro de São Paulo, neste sábado (31). Na foto, a rua Direita sem luz.
Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Por volta das 19h, o site do Metrô também informava que todas as linhas operavam normalmente, assim como a CPTM.

Em Guarulhos, moradores reclamaram da falta de luz a partir das 17h30. O Aeroporto Internacional de Guarulhos não foi afetado e continuou operando normalmente.

A região central de São Paulo registra falta de luz no início da noite deste sábado, 31 de agosto de 2024. Toda a região do entorno da Praça da Bandeira e ao longo da Avenida 23 de Maio está sem energia, tanto na rede de iluminação pública como nos prédios do entorno. Moradores de diversos bairros da capital paulista, sobre tudo nas zonas Norte e Leste registram falta de energia.
Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Em nota, a Enel informou que "uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje". De acordo com a companhia, as regiões Norte e Leste foram impactadas.

O ONS também confirmou que "às 17h31 deste sábado, 31/8, houve interrupção de cerca de 870 MW de carga, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da EDP-SP e da ENEL-SP, atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale".

Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou "que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis." (*Com informações do Estadão Conteúdo.)

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se