O mezanino do restaurante Jamile, na região central de São Paulo, desabou nesta quarta-feira, 8, causando a morte de uma pessoa. O chef de cozinha e jurado do MasterChef Henrique Fogaça assina o cardápio do restaurante, mas se apresentou como sócio do restaurante no passado.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Procurado pelo Terra, a equipe de Fogaça afirmou que ele nunca fez parte do quadro societário do Jamile. Entretanto, desde a abertura do restaurante, em 2015, o chef de cozinha é utilizado como o rosto do estabelecimento nas redes sociais e em materiais de divulgação.
De fato, em consulta a Junta Comercial de São Paulo, o Terra não encontrou o nome de Henrique Fogaça relacionado a empresa nesses dez anos.
Em entrevistas e materiais jornalísticas de 2015 sobre a inauguração do Jamile, Henrique Fogaça foi apresentado como um dos sócios, em parceria com os empresários Anuar Tacach e Alberto Hiar.
Além disso, o cozinheiro se apresentava como sócio do estabelecimento em publicações feitas nas suas próprias redes sociais. Ele também costumava se referir ao Jamile como "meu restaurante" e falar do local da mesma forma que trata os outros estabelecimentos dos quais é dono.
"Fala, pessoal, queria convidar vocês para conhecer o Jamile, restaurante que eu sou sócio junto dos meus amigos Alberto Hiar e Anuar", disse ele em um vídeo publicado em março de 2022.
Fogaça também falava em nome do restaurante, como ocorreu em uma entrevista de 2024 na qual ele descreveu os planos de extensão de Jamile em franquias pelo Brasil e afirmava conversar com os sócios do negócio sobre a empreitada.
Após o desabamento, Fogaça se pronunciou nas redes sociais e negou a sociedade. "É importante esclarecer que Henrique Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante Jamile, como erroneamente vem sendo dito em alguns canais de comunicação. Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento."
O jurado do MasterChef também afirmou que "sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária" e disse acompanhar "de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes."
O acidente
O mezanino do restaurante Jamile desabou no final da manhã desta quarta-feira, 8. Até as 15h30, uma morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Outras 5 pessoas foram socorridas com ferimentos e 2 vítimas apresentaram abalo psicológico. O estabelecimento, cujo cardápio é assinado pelo chef Henrique Fogaça, um dos jurados do programa Masterchef (Band), fica localizado na Rua 13 de Maio, no bairro da Bela Vista.
Segundo os bombeiros, a ocorrência foi pouco antes do meio-dia, quando o restaurante ainda estava fechado. Os bombeiros informam que todas as vítimas são funcionários do estabelecimento. A corporação ainda destacou que 10 viaturas e 40 bombeiros foram acionados para atender a ocorrência.
As autoridades ainda apuram as causas exatas do acidente. O Terra tenta contato com os responsáveis pelo estabelecimento para comentar o desabamento.