Um adolescente de 15 anos morreu um dia após ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em São Carlos, no interior de São Paulo, na última quinta-feira, 25. O caso foi registrado no plantão da Delegacia da cidade como morte suspeita e está sendo investigado pela Polícia Civil. A família de Caio Vinicius de Oliveira denuncia que o menino foi vítima de negligência médica.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Meu irmão estaria vivo se não fosse a negligência médica extrema. Não foi uma morte natural, foi falta de responsabilidade, e agora nada do que for feito vai trazer ele de volta, 15 anos de idade completamente arrancados dele, de mim, e da minha família, Caio era uma menino incrível", escreveu Caroliny Oliveira, irmã de Caio, em um comentário no Instagram.
Segundo o jornal São Carlos Agora, a mãe do adolescente contou que o menino começou a passar mal na terça-feira, 23, após voltar da escola. Inicialmente, ele apresentou mal-estar e, durante a madrugada seguinte, passou a sentir fortes dores abdominais, além de episódios de vômito e ânsia.
Na madrugada de quarta, 24, ela levou o filho para atendimento na UPA da Vila Prado. Lá, o adolescente foi medicado e apresentou discreta melhora, sendo liberado em seguida. Já em casa, informou que não sentia mais dores, apenas fraqueza, permanecendo em repouso durante todo o dia.
Na madrugada de quinta-feira, 25, entretanto, o quadro se agravou de forma repentina. Caio Vinicius teria acordado com dor no peito e com dificuldade para respirar. Ele teria desmaiado em seguida e a mãe do menino acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, no local, os socorristas realizaram procedimentos de reanimação, mas a vítima não resistiu.
Caio Vinicius foi velado e enterrado nesta sexta-feira, 26, no Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua, em São Carlos.