Aprovação de Trump cai para mínima de 33%, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

17 ago 2026 - 15h57
(atualizado às 16h37)

O índice de ‌aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para o nível mais baixo de sua passagem pela Presidência, com uma maioria esmagadora preocupada com a possibilidade de a guerra dos EUA contra o Irã se prolongar por muito tempo, de ⁠acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada nesta segunda-feira.

Apenas 33% dos entrevistados ‌na pesquisa de quatro dias concluída nesta segunda afirmaram aprovar o desempenho de Trump na Casa Branca, enquanto 64% ‌o desaprovaram.

Publicidade

O índice de aprovação de Trump, ‌que caiu de 35% em uma pesquisa encerrada no ⁠início deste mês e está mais baixo do que em qualquer momento de seu mandato atual, agora empatou com o nível mais baixo de seu mandato anterior, registrado em dezembro de 2017.

Depois de retornar à Casa Branca no ano passado com ‌pouco menos da metade do país aprovando sua Presidência, a popularidade ‌de Trump sofreu um ⁠baque este ⁠ano após ele ter ordenado ataques contra o Irã em parceria com ⁠Israel, aliado dos EUA.

O conflito ‌que se seguiu paralisou ‌um quinto do comércio global de petróleo, provocando um aumento no preço da gasolina que está pesando sobre as famílias norte-americanas, e sobre os aliados republicanos de Trump que ⁠defendem as maiorias no Congresso nas eleições legislativas de novembro.

Trump, que fez campanha com a promessa de manter a inflação sob controle e evitar guerras prolongadas, inicialmente afirmou que o conflito com o Irã duraria ‌algumas semanas e argumentou que a guerra era a única maneira de impedir que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear ⁠que pudesse ameaçar o mundo.

Publicidade

Mas o Irã mostrou-se resiliente e praticamente bloqueou o comércio de petróleo pelo Estreito de Ormuz, mesmo com o esfriamento do conflito.

Cerca de 80% dos norte-americanos -- incluindo 87% dos democratas e 71% dos republicanos -- acreditam que o envolvimento dos EUA no Irã "se estenderá por um longo período", segundo a pesquisa Reuters/Ipsos. Apenas 16% afirmaram que o conflito provavelmente terminaria em poucas semanas.

A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada online, coletou respostas de 1.166 adultos norte-americanos em todo o país e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações