URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Anvisa desmente fake news sobre restrição de medicamentos para o RS: "É crime!"

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, entregou à Polícia Federal (PF) vídeos do médico Victor Sorrentino e da dermatologista Roberta Zaffari Townsend, que espalharam a fake news sobre a Anvisa. Ambos os profissionais de saúde já possuem histórico de disseminação de desinformação e podem ser responsabilizados por seus atos. Informações falsas colocam em risco o combate à enchente e a segurança da população.

10 mai 2024 - 10h21

Circula nas redes sociais um vídeo que propaga a falsa informação de que a Anvisa estaria impedindo a entrada de medicamentos doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desmentiu veementemente a informação e reforçou seu compromisso com a segurança sanitária da população.

Foto: Reprodução/Rede Social / Porto Alegre 24 horas

Anvisa garante agilidade e compromisso:

Publicidade
  • A Anvisa não impôs nenhuma restrição ao transporte de medicamentos destinados ao Rio Grande do Sul.
  • A agência está trabalhando em conjunto com as autoridades para agilizar a entrega de doações e garantir o acesso da população aos medicamentos necessários.
  • A Anvisa participa ativamente do Centro de Operações de Emergência (COE) para definir ações emergenciais e garantir a segurança sanitária da população afetada pelas enchentes.

Fake News é crime:

  • A propagação de informações falsas, como a do vídeo em questão, é crime e pode prejudicar o combate à situação de emergência no Rio Grande do Sul.
  • A Anvisa pede que a população não repasse informações falsas e busque informações apenas em fontes confiáveis.

Combate à desinformação:

  • O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, entregou à Polícia Federal (PF) vídeos do médico Victor Sorrentino e da dermatologista Roberta Zaffari Townsend, que espalharam a fake news sobre a Anvisa.
  • Ambos os profissionais de saúde já possuem histórico de disseminação de desinformação e podem ser responsabilizados por seus atos.

Leia a nota de esclarecimento da ANVISA na íntegra:

Nota de esclarecimento - Rio Grande do Sul

Publicidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclarece que não efetuou qualquer restrição ao transporte de medicamentos destinados ao Rio Grande do Sul.

É falso o vídeo que está circulando nas redes sociais sobre a Anvisa estar proibindo a entrada de medicamentos doados para atender as vítimas da calamidade provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclarece que não efetuou qualquer restrição ao transporte de medicamentos destinados ao Rio Grande do Sul.

A Anvisa reforça ainda que está cumprindo com o seu compromisso de trabalhar em prol da segurança sanitária e acompanha a situação emergencial de perto, em contato direto com as autoridades federais, estaduais e municipais. Dessa forma, atua para atender qualquer excepcionalidade necessária para amenizar os danos causados pela enchente.

Vale ressaltar que a Anvisa faz parte da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), por isso, é nossa rotina o contato direto com as companhias áreas e vice-versa. Temos canal direto de comunicação.

Além disso, a Anvisa participa também do Centro de Operações de Emergência (COE), coordenado pelo Ministério da Saúde para definir ações diante da emergência no estado.

É importante reforçar que estão sendo disseminadas notícias falsas que a Anvisa está restringindo a chegada de medicamentos doados ao Rio Grande do Sul. Esta informação é falsa e Fake News é crime. Informe-se antes de repassar!

Ajude a combater a desinformação:

  • Verifique a fonte da informação antes de compartilhá-la.
  • Desconfie de notícias que parecem boas demais para ser verdade.
  • Denuncie conteúdo falso às autoridades competentes.

Com a informação Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações