Fernanda Lima, de 47 anos, mencionou alguns sintomas que têm sentido na menopausa, fase natural feminina que termina ao fim do período reprodutivo. Apesar de ser algo natural, o tema ainda é tido como um tabu na sociedade e, em alguns casos, tratado com etarismo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista ao apresentador Marcelo Tas, no programa “Provoca”, a modelo e apresentadora citou que estava se sentindo meio esquecida, sintoma conhecido como “nevoeiro cerebral”. "A gente realmente passa a esquecer as coisas, os nomes, o que ia fazer, o que ia dizer...", comentou.
Esta não é a primeira vez que ela menciona o assunto. Em uma entrevista à revista Marie Claire, no ano passado, Lima chegou a classificar a fase como “delicada e dolorosa” para as mulheres.
“Estou na menopausa há dois anos. Oficialmente, é um ano, e é muito difícil. Esta fase é extremamente delicada e dolorosa para uma mulher, especialmente aquela que enfrenta sintomas como os meus”, destacou.
Outras famosas também compartilharam as suas experiências e revelaram como tem se sentido. Confira:
Angélica
A apresentadora, de 51 anos, revelou que por muito tempo não deu a devida atenção aos sintomas da menopausa e que se sentia perdida sobre o que fazer, mas que sempre conversava sobre o assunto com o marido.
“Tem muita mulher que tem vergonha de falar que está na menopausa, esconde do parceiro e o casamento vai por água abaixo. É uma situação em que você tem que ter apoio. Eu tive, porque me abri. Mas o casamento ficou melhor depois que comecei a fazer reposição hormonal”, disse a apresentadora em entrevista ao Roda viva.
Shania Twain
A cantora norte-americana, de 59 anos, revelou que a menopausa foi boa para ela e que a ajudou a se amar mais. “A menopausa me ensinou a dizer rapidamente: 'Sabe, pode só piorar. Então, ame a si mesma agora. Supere suas inseguranças --elas estão no seu caminho. E o medo está no seu caminho'. Eu sempre canto sobre ser destemida e tudo mais. Eu vou lá quando escrevo. Mas não estou vivendo do jeito que estou escrevendo. E eu quero viver do jeito que escrevo. Estou mais feroz do que nunca porque eu realmente exigi isso de mim mesma”, disse em entrevista ao New York Post.
Michelle Obama
A ex-primeira dama fez críticas sobre a falta de informação sobre a menopausa. “Não se fala muito sobre menopausa. Estou passando por isso, e sei que todas as minhas amigas estão passando por isso. E a informação é escassa. [...] Descobri que não consigo me esforçar tanto quanto antes. Isso não funciona para mim. Quando rompo um músculo ou puxo algo e então estou fora. O tempo de recuperação não é o mesmo. Você acaba se equilibrando entre ficar em forma o suficiente e ser gentil o suficiente com seu corpo para continuar no jogo”, afirmou em entrevista à People.
Luana Piovani
Luana Piovani, 48 anos, falou sobre a fase nas redes sociais e compartilhou o que tem ajudado com os sintomas. “Já estou na menopausa e não estou falando de pré-menopausa, estou falando de menopausa mesmo. Eu, por exemplo, estou passando agora por aquelas crises de calor. Já comecei a me medicar porque não dá para fazer novela no verão feminino com essas camisas de seda tendo crises de calor. Já estou tomando a minha "testosteronazinha" na medida para me ajudar e realmente está me ajudando, está amenizando”, detalhou.
Sandra Annenberg
A jornalista, de 56 anos, compartilhou como tem sido a sua experiência e detalhou que varia de pessoa para pessoa. “Não estou no pico do climatério. Suador noturno, fogacho, de acordar empapada...Tem a pele que está seca, dá segurança. São 25 sintomas que existem no climatério e você ainda vai ter o seu. Cada uma vai ter o seu. Não é maravilhoso, não. A mãe fala para a gente da primeira menstruação, da transa, quando fala, mas ninguém fala sobre a menopausa. É porque é simples: ninguém quer falar sobre envelhecimento. Não é fácil envelhecer, não é gostoso, é sofrido”, explicou.
Gwyneth Paltrow
Gwyneth Paltrow, de 52 anos, contou como se sentiu quando começou a ter sintomas e comparou com a experiência da mãe. “Você nota muitas mudanças. Eu posso sentir as mudanças hormonais acontecendo, o suor, o humor --você fica furiosa de repente sem motivo... A menopausa tem uma péssima reputação e precisa de uma reformulação. Eu lembro quando minha mãe passou pela menopausa e foi um grande problema e acho que houve tristeza em torno disso para ela e todas essas emoções”, contou em entrevista a Goop.
Kim Cattrall
A atriz de 68 anos, conhecida por Sex and The City, afirmou que a menopausa é algo natural e que deveria ser tratada desta forma.
“Não acho que seja vergonhoso. É tão natural quanto ter um filho — é mesmo; faz parte da vida. Fisicamente, faz parte de como somos feitos; hormonalmente, é como somos construídos; quimicamente, é como funcionamos. Como tudo na natureza: a semente é plantada, cresce, dá frutos, depois de um tempo começa a mudar e envelhecer, e é assustador. Você se pergunta: Serei atraente, desejável, feminina? Qual é o próximo capítulo da vida? Acho que uma das razões pelas quais é tão tabu é porque não falamos sobre isso — é assustador demais até mesmo falar com um médico sobre isso. Quero alcançar as mulheres para encorajá-las a se educarem sobre esse momento em suas vidas”, detalhou em entrevista para a Cosmopolitan.