Agora dá para pagar as transações feitas pelo inDrive (app global de mobilidade urbana que já atua no Brasil há algum tempo) pelo Pix - além das opções via dinheiro ou cartão
A inDrive, plataforma de mobilidade e serviços, apresenta uma solução de pagamento via Pix integrada por meio de Open Finance para seus serviços de intermediação de transporte urbano e entregas no Brasil.
É a primeira experiência "cashless" totalmente integrada no setor no país e da empresa a nível global. Com tecnologia da Belvo - principal plataforma de Open Finance da América Latina - o novo recurso chega para oferecer transações rápidas, seguras e intuitivas no app, superando as soluções atuais de carteiras digitais ou cartões.
O sistema de pagamentos instantâneos, conhecido como pagamento em tempo real (RTP ou "real-time payment"), ou ainda conta a conta (A2A ou "account-to-account"), representa um avanço significativo no mercado brasileiro.
Com o Pix via Open Finance, agora disponível ao lado de dinheiro e cartão, em algumas cidades usuários da inDrive poderão escolher como desejam pagar - com a promessa da empresa de fazer uma transação natural, segura e conveniente.
Após selecionar a opção desejada, clientes seguem um fluxo simples dentro do próprio app para concluir o pagamento - pelo banco de sua preferência.
Dessa forma, motoristas e entregadores parceiros recebem os valores diretamente em suas contas em tempo real, com segurança e sem a necessidade de troca de dados.
Diferente da experiência tradicional do Pix, que geralmente exige a troca de aplicativos ou o preenchimento de dados, a inDrive utiliza o Pix via Open Finance por meio da infraestrutura da Belvo. Isso possibilita uma jornada de pagamento completa, na qual os usuários autenticam e finalizam a transação sem saírem do app.
Segundo dados de 2024 da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), empresa especializada em inteligência de mercado no setor de pagamentos e comércio eletrônico, mais de 90% dos adultos brasileiros utilizam o Pix regularmente.
Já dados internos da inDrive, de maio de 2025, mostram que mais de 50% dos usuários da plataforma já realizavam transferências via Pix manualmente dentro do app.
Incorporando o Pix diretamente na plataforma, a inDrive não só aumenta a conveniência para usuários, mas também fortalece sua relevância local em um dos mercados mais estratégicos da companhia. A empresa também faz questão de registrar que a plataforma não processa nem armazena recursos de nenhuma das partes, garantindo transparência e conformidade regulatória nessas transações.
"Nossa missão na Belvo é capacitar empresas como a inDrive para que aproveitem todo o potencial do Open Finance e ofereçam soluções de pagamento mais rápidas, seguras e eficientes aos seus clientes", explica Leandro Piano, CFO (Chief Financial Officer) da Belvo no Brasil.
"O Pix via Open Finance representa avanço significativo nos pagamentos digitais, tornando as transações mais simples e acessíveis. Com essa parceria, a inDrive reforça seu compromisso em oferecer ainda mais flexibilidade e opções de pagamento aos seus usuários no Brasil, enquanto a Belvo segue ampliando o impacto do Open Finance na região", finaliza o executivo.