Elétrico ou a gasolina: e se o problema decorresse principalmente do formato dos carros?

Um estudo sugere que a melhoria da aerodinâmica em veículos, sejam eles elétricos ou com motor de combustão interna, pode levar a ganhos significativos nas emissões de CO2, bem como a economia de custos; O estudo foi encomendado por uma startup francesa que desenvolve um protótipo de veículo de baixíssimo consumo; Mas será que os motoristas realmente querem um carro assim?

24 dez 2025 - 15h21
(atualizado às 17h09)
Foto: Xataka

Praticidade ou ultraeficiência. Potência ou economia. Alto conforto e tecnologia ou leveza e economia. Nenhum veículo consegue oferecer ambas as características simultaneamente, pois tendem a ser contraditórias. E se os veículos altos ganharam terreno na Europa nos últimos anos, foi principalmente por razões de praticidade, mesmo que alguns clientes ainda acreditem que ser mais alto significa mais conforto (na verdade, muitas vezes é o contrário).

Porém, ao escolher carros altos com grades cada vez maiores, os motoristas também sacrificaram, sem saber, um elemento fundamental de qualquer objeto em movimento em nosso sistema: a aerodinâmica e a busca pela eficiência.

Publicidade

SUVs e aerodinâmica: é complicado

O problema é que é extremamente difícil criar um veículo altamente aerodinâmico com a configuração de um SUV. Alguns SUVs têm coeficientes aerodinâmicos respeitáveis, mas nunca alcançarão o desempenho de um veículo mais elegante, baixo e refinado. No extremo, precisaria ter a forma de um Mercedes EQXX, ou mesmo de um Volkswagen XL1. Provavelmente foi isso que inspirou a startup francesa Facteur Dix, que está desenvolvendo um protótipo de um veículo ultra-otimizado e de baixo consumo. Um estudo encomendado pela Facteur Dix à consultoria Astères tenta quantificar os ganhos potenciais se uma parte da frota de veículos fosse composta por veículos ultra-eficientes e aerodinâmicos.

A aerodinâmica de um veículo é muito importante

O estudo baseia-se no seguinte modelo: 

"A Asterès ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Colocou gasolina em um carro a diesel? Não ligue o veículo! Saiba o que fazer

O pesadelo da direção autônoma: energia acaba e robôs da Waymo travam o trânsito sem que ninguém possa fazer nada

A Kawasaki teve a ideia genial do século quando uma motocicleta não estava vendendo bem: transformá-la em uma scooter e torná-la um enorme sucesso de vendas

Lição chinesa: por que a BYD acredita que a Europa está cometendo um erro histórico

Revolução na Fiat e Jeep: a tecnologia secreta da Stellantis para acabar com incêndios em baterias

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações