Praticidade ou ultraeficiência. Potência ou economia. Alto conforto e tecnologia ou leveza e economia. Nenhum veículo consegue oferecer ambas as características simultaneamente, pois tendem a ser contraditórias. E se os veículos altos ganharam terreno na Europa nos últimos anos, foi principalmente por razões de praticidade, mesmo que alguns clientes ainda acreditem que ser mais alto significa mais conforto (na verdade, muitas vezes é o contrário).
Porém, ao escolher carros altos com grades cada vez maiores, os motoristas também sacrificaram, sem saber, um elemento fundamental de qualquer objeto em movimento em nosso sistema: a aerodinâmica e a busca pela eficiência.
SUVs e aerodinâmica: é complicado
O problema é que é extremamente difícil criar um veículo altamente aerodinâmico com a configuração de um SUV. Alguns SUVs têm coeficientes aerodinâmicos respeitáveis, mas nunca alcançarão o desempenho de um veículo mais elegante, baixo e refinado. No extremo, precisaria ter a forma de um Mercedes EQXX, ou mesmo de um Volkswagen XL1. Provavelmente foi isso que inspirou a startup francesa Facteur Dix, que está desenvolvendo um protótipo de um veículo ultra-otimizado e de baixo consumo. Um estudo encomendado pela Facteur Dix à consultoria Astères tenta quantificar os ganhos potenciais se uma parte da frota de veículos fosse composta por veículos ultra-eficientes e aerodinâmicos.
A aerodinâmica de um veículo é muito importante
O estudo baseia-se no seguinte modelo:
"A Asterès ...Matérias relacionadas
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