Volkswagen confirma que nova geração da picape Amarok terá versão híbrida

Produzida na Argentina, nova geração da picape média VW Amarok terá plataforma chinesa para a América do Sul e chega ao mercado em 2027

6 ago 2025 - 18h12
Teaser oficial da nova geração da picape Volkswagen Amarok
Teaser oficial da nova geração da picape Volkswagen Amarok
Foto: VW/Divulgação

A nova geração da picape Volkswagen Amarok será híbrida. Confirmada para 2027, a novidade foi confirmada na última terça-feira, 5, pelo Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, e por Marcellus Puig, presidente da marca alemã no país hermano. Flagrada recentemente em testes no Brasil, a nova Amarok vendida na América Latina terá plataforma de origem chinesa e também será produzida na Argentina, substituindo o modelo atual.

Conhecida internamente como Projeto Patagônia, a nova picape terá plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que comercializa a picape Maxus Interstellar X em alguns mercados da Ásia e Europa. A picape chinesa vai emprestar a base e alguns componentes eletrônicos para a nova Amarok. 

Publicidade
Maxus Interstellar X
Foto: Reprodução Car News China / Guia do Carro

No entanto, o design e todos os ajustes de engenharia e dinâmica serão feitos pela marca alemã na América do Sul. Visualmente, a nova Amarok em testes parece ter um porte maior do que as demais picapes médias vendidas no Brasil. Além disso, a carroceria e a caçamba não contam com a tradicional separação vista em outras caminhonetes do segmento.

No entanto, não se trata de uma picape monobloco, uma vez que a nova geração do Volkswagen Amarok vai manter a construção sobre chassi. A nova Amarok já teve até um teaser do novo modelo divulgado, feito pelo centro de design da Volkswagen da América Latina, chefiado pelo brasileiro JC Pavone. 

Nova geração da Volkswagen Amarok flagrada em testes
Foto: Reprodução/Placa Verde/Instagram

Trata-se, portanto, de um modelo totalmente diferente da segunda geração global da Amarok, que é baseada no Ford Ranger. Para produzir a nova Amarok, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco (Argentina) vai receber um investimento de 580 milhões de dólares – cerca de R$ 3,2 bilhões, aplicados entre 2025 e 2029. 

A primeira geração da picape seguirá em produção normalmente até a chegada da nova Amarok. Já o SUV Taos terá a produção concentrada em Puebla (México). Sob o capô, o modelo pode manter o atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv em algumas configurações. No entanto, as especificações da versão híbrida ainda são desconhecidas, e devem ser reveladas somente no lançamento da picape.

Publicidade

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações