Os lances para o leilão para a venda do material resultante do desmonte de 17 aeronaves de grande porte pertencentes à massa falida da Vasp começam a ser feitos na sexta-feira pela internet, de acordo com informações do Conselho nacional de Justiça (CNJ) .
De sexta-feira até o dia 30 deste mês os interessados poderão oferecer lances por meio eletrônico, no site da organizadora. O fechamento da venda de cada lote ocorrerá no dia 30, com um pregão presencial na Casa de Portugal, em São Paulo, a partir das 14 horas.
Os lances feitos pelo site concorrerão em igualdade de condições com as ofertas feitas presencialmente. O preço mínimo de cada lote foi fixado entre R$ 15 mil e R$ 60 mil. O valor varia de acordo com o peso do material contido em cada lote, diz o CNJ.
Serão leiloadas 448 toneladas de sucata provenientes do desmonte de 16 Boeings e um Airbus A 300 e o material está nos aeroportos de Guarulhos (quatro aeronaves) e Campinas ( uma aeronave), em São Paulo, Salvador, na Bahia (três aeronaves), Brasília ( três aeronaves), Recife, em Pernambuco, e Manaus, no Amazonas (duas aeronaves cada), Galeão, no Rio de Janeiro ( uma aeronave), e Confins, em Minas Gerais (uma aeronave).
Após a venda das 17 aeronaves, restará apenas uma aeronave pertencente à massa falida da Vasp, que está no aeroporto de São Luís, no Maranhão, aguardando avaliação judicial. O valor arrecadados será direcionados ao pagamento de credores da massa falida da companhia aérea.
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Cinco aeronaves inoperantes há quase uma década estão estacionadas em um local conhecido como 'cemitério de aviões' do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo
Foto: Rose Mary de Souza
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A área ocupada pelas aeronaves fica dentro da região aeroportuária e ocupa 15 mil metros quadrados
Foto: Rose Mary de Souza
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Tanto uem chega de carro ao aeroporto como quem desce de algum voo consegue visualizar o conjunto de sucata enferrujada em que se transformaram os cargueiros e aviões
Foto: Rose Mary de Souza
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Aviões estão parados, sujos e parcialmente desmontados em local de céu aberto
Foto: Rose Mary de Souza
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No local, a mercê de chuva, sol e vento estão dois DC-8 da Skymaster, um Boeing 737 da Vasp e um DC-8 da Montini Air
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A administradora de Viracopos, a Concessionária Aeroportos Brasil, não pode vender os aviões ou descartá-los sem autorização judicial
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A dívida pelo aluguel da área com o aeroporto de Viracopos está acumulada e gira em torno de R$ 6 milhões
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Os "sucatões" começaram a chegar em 2004
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Os aviões estão sem nenhuma condição de voo com vários componentes já avariados
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As aeronaves se encontram com alguma pendência judicial
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Segundo administradores do aeroporto, aquela área não é movimenta, mas pode apresentar um risco
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Só depois da anuência da CNJ e da Receita Federal, as companhias ou seus representantes poderão desmontar, negociar e dar destinação as antigas aeronaves
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Assim que o local for desocupado poderá servir como estacionamento de aviões
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Em um futuro próximo, o local deverá aliviar o congestionamento de aeronaves
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Sucatas congestionam o aeroporto de Viracopos, em Campinas, desde 2004
Foto: Rose Mary de Souza
Fonte: Terra