Toyota Yaris Cross reprova em teste de segurança, mas não é modelo brasileiro; entenda

SUV obteve duas de cinco estrelas em avaliação do Latin NCAP, que testou versão sem equipamentos disponíveis no País

13 dez 2025 - 12h57

O Toyota Yaris Cross foi submetido nesta quinta-feira (11) ao teste de segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). Segundo a entidade, obteve desempenho aquém do esperado, com duas de cinco estrelas possíveis. Mas há explicação para isso.

Toyota Yaris Cross avaliado não tem itens de segurança presentes no veículo brasileiro
Toyota Yaris Cross avaliado não tem itens de segurança presentes no veículo brasileiro
Foto: Latin NCAP/Divulgação / Estadão

O Latin NCAP não explicita que o veículo testado não traz o mesmo pacote do Yaris Cross comercializado no Brasil. O SUV compacto avaliado não tem frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e tampouco controle de cruzeiro adaptativo, itens presentes em todas as versões nas lojas do nosso País.

Bom ressaltar que, em agosto passado, o Toyota Yaris Cross foi avaliado pelo ASEAN NCAP, o equivalente asiático do Latin NCAP. No teste, com as mesmas assistências presentes no modelo vendido no Brasil, obteve nota máxima: cinco estrelas.

Toyota Yaris Cross avaliado pelo Latin NCAP

Segundo o Latin NCAP, o Toyota Yaris Cross com seis airbags (mesmo número de bolsas do brasileiro) obteve 77% em termos de proteção para ocupante adulto, 69,2% para crianças, 55,6% para pedestres e 58% para assistência à segurança. A entidade independente afirma que o SUV compacto foi avaliado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC.

A potência combinada das opções híbridas plenas é de 111 cv. O câmbio é do tipo transeixo e-CVT, mesmo de Corolla e Corolla Cross.

No Brasil, todas as versões do Toyota Yaris Cross têm seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistência e alerta de permanência em faixa. As configurações mais caras vêm ainda com câmera 360°, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sensor de estacionamento dianteiro.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se