O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo voltou em grande estilo. Foram 516 mil visitantes em dez dias no Distrito Anhembi – um número que supera expectativas, marca a consolidação da retomada e reafirma o papel central do evento no calendário automotivo brasileiro. O presidente Lula, que insistiu com a Anfavea pela volta do Salão, estava certo: o público queria ver os carros de perto.
Presidente da Anfavea: “Já conto os dias para 2027”
No encerramento, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, sintetizou o sentimento geral: “Batemos a marca de meio milhão de visitantes, comprovando o que já víamos pelos corredores: o retorno do Salão é um sucesso absoluto. Expositores satisfeitos, casa cheia e o público querendo mais. Agora, como milhares de brasileiros, já conto os dias para 2027”.
A cerimônia oficial reuniu autoridades, executivos e imprensa – e trouxe um fato inédito: Presidente e Vice-Presidente da República presentes simultaneamente na abertura. Algumas ausências foram notadas e criticadas: a do governador de São Paulo, a do prefeito de São Paulo e, pior, de algumas grandes marcas, como Chevrolet, Volkswagen, Nissan, Ford e todas as alemãs premium: Audi, BMW, Mercedes e Porsche.
Quem não foi, perdeu. Seja público, político ou marca. Até mesmo a Kia, que andava em baixa antes do Salão do Automóvel, saiu comemorando o desempenho comercial realizado. Foram 199 veículos negociados durante a realização da feira:
- 49 Sportage 2026
- 34 Niro
- 29 Carnival
- 5 EV5
- 2 EV9
“O final de semana foi de muito movimento nas concessionárias. Consideramos o evento um sucesso absoluto e confirmamos nossa presença em 2027”, disse José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. Modelos como o Sorento Diesel 4x4 e a picape Tasman também atraíram forte procura, apesar de ainda não terem preços definidos.
Maior pista indoor do mundo e interatividade absoluta
A Avant Première estreou em novo formato, com um espetáculo musical que marcou a edição: show exclusivo do Jota Quest, que abriu a programação oficial para convidados. O formato das coletivas de imprensa, em compensação, desagradou em parte, especialmente pela péssima estrutura de trabalho oferecida aos jornalistas – não havia mesas para trabalho nem sequer pontos de energia para os computadores portáteis.
Em compensação, o público respondeu à altura das novas propostas. Entre as áreas mais disputadas, destacou-se a maior pista de test drive indoor do mundo, com mais de 14 mil m². Foram 10 mil testes realizados, todos sem intercorrências – reforçando a robustez operacional e o apetite de muitos visitantes por experiências reais ao volante.
“Foi um renascimento emocionante. O público queria o Salão de volta – e entregamos não apenas a volta, mas um novo patamar. Em 2027, estaremos ainda mais fortes”, disse Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX (empresa dona do evento).
Segundo os organizadores, mais de 300 lançamentos e ativações foram apresentados pelos estandes da BYD, Caoa Changan, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.
Os espaços Dream Lounge, Dream Car e Carde atraíram multidões e foram alguns dos pontos mais fotografados da edição. Também foi considerada um sucesso a programação técnica do SDA Talks, que reuniu especialistas, executivos e representantes do setor em:
- painéis temáticos
- debates
- premiações
- lançamentos e apresentações de estudos
Mais de 100 horas de conteúdo foram distribuídas ao longo dos dez dias, consolidando o evento como plataforma de conhecimento e inovação.
Próxima edição já está confirmada tem marcas garantidas
O Salão de São Paulo volta entre 30 de outubro e 7 de novembro de 2027, novamente no Anhembi. Mais de dez empresas já confirmaram presença, entre elas:
- Caoa Changan
- Caoa Chery
- GAC
- Hyundai
- Kia
- Omoda & Jaecoo
- Renault
- Toyota
- Suzuki Motos
- Marcas do grupo Stellantis