A Nissan optou por um design revolutivo para o novo Kicks. O carro mudou tanto que nem deveria se chamar Kicks. Ficou muito bom, mas sentimos pelo Kicks original, que só precisava de um motor mais potente e eficiente para se manter entre os mais vendidos do segmento B-SUV (compactos). O novo Nissan Kicks ficou muito imponente e só peca por um excesso, um exagero e uma ideia ruim.
Aos poucos, o novo Kicks vai engolir o antigo Kicks, agora Kicks Play, que será atacado também por baixo quando chegar o Nissan Kait (crossover compacto anti-Volkswagen Tera ou, melhor dizendo, anti-Honda WR-V). Mas falemos do novo Kicks Platinum, topo de linha, que custa R$ 199.000. Ele é repleto de itens ADAS (condução semiautônoma), por isso tem o preço mais salgado.
Como carro, a boa notícia que é você pode comprar um novo Kicks mais barato com as mesmas qualidades construtivas e técnicas, porém sem tantos itens de conveniência e estilo. Naquilo que conta (motor, câmbio, direção, suspensão, freios e airbags), as quatro versões do SUV japonês são iguais, com os seguintes preços:
- Kicks T220 Platinum – R$ 199.000
- Kicks T220 Exclusive T220 - R$ 185.000
- Kicks T220 Advance – R$ 178.000
- Kicks T220 Sense – R$ 167.000
O que nós gostamos
O novo Nissan Kicks ficou muito imponente com a carroceria maior e transmite robustez presencial, com a frente bem alta e as suspensões mais elevadas. Alguns milímetros a mais o colocariam facilmente na categoria superior, C-SUV, dos modelos médios.
Mas, não tendo subido de categoria – e sim de qualidade –, o novo Nissan Kicks é um concorrente direto do Volkswagen T-Cross, não do Jeep Compass. Porém, ao contrário do T-Cross, o novo Kicks tem o mesmo motor e câmbio em toda a linha.
Partindo de R$ 167.000 na versão Sense, o Nissan Kicks 2025 é bastante competitivo, oferecendo escalas de preço de acordo com os equipamentos eletrônicos, mas sem deixar o comprador em dúvida sobre a qualidade mecânica do carro e seus dados de consumo e desempenho.
Visualmente, as luzes dianteiras e traseiras ficaram magníficas; o Nissan Kicks agora tem uma presença forte e única no trânsito, especialmente à noite. Isso, com o tempo, aumenta o reconhecimento do carro e dá mais status ao proprietário.
O que pode melhorar
Se a dianteira ficou impecável, a traseira peca pelo excesso. Não havia a mínima necessidade de emoldurar a tampa do porta-malas com um elemento preto. A parte de baixo talvez fosse aceitável, para ter coerência visual com a dianteira, mas a “régua” abaixo do vidro deu ao novo Kicks um aspecto de Eclipse Cross de antigamente. Era tão feio que a Mitsubishi desistiu daquilo.
O acionamento do câmbio automático por teclas é decididamente uma ideia ruim. Pode até ser interessante num carro da Ferrari, que tem pouco uso, mas num carro de uso diário, que exige mudanças de Drive para Ré o tempo todo, não é nada prático. E nem sequer deixou o console mais bonito.
O terceiro item que pode melhorar no novo Kicks é o tamanho as rodas. Um exagero. Não há nada que justifique pneus de perfil tão baixo e com rodas tão grandes num SUV que se propôs ser mais robusto. Pior é que as rodas ou são de 17 polegadas (melhor opção) ou de 19 polegadas, que deixam o carro duro e sujeito a pancadas constantes quando há um buraco ou uma irregularidade no piso – ou seja, sempre, no uso urbano.
Desempenho e consumo
O desempenho e o consumo são resultados diretos (principalmente) do motor, do câmbio e do peso do carro. O motor do novo Nissan Kicks é o mesmo do Renault Kardian: Horse 1.0 turbo de três cilindros. O grande mérito desse motor está no nome das versões: T220. Significa que é um turbo com bons 220 Nm de torque, disponíveis em médias rotações (2.500 rpm).
O Kicks anda bem na cidade e tem boas retomadas em baixas rotações. Porém, a potência é um pouco limitada (125 cv com etanol e 120 cv com gasolina). E isso se você estiver com o motor girando a 5.000 rpm, o que aumenta o consumo. O Kicks não chega a ser “manco”, mas ele não é um campeão da velocidade. O câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem ajuda no consumo.
Etanol
- Cidade: 8,3 km/l - Estrada: 9,9 km/l
Gasolina
- Cidade: 11,7 km/l - Estrada: 14,3 km/l
Dirigibilidade
O novo Nissan Kicks é mais alto, porém é também mais largo, por isso é bem equilibrado. Tem acerto de suspensão muito bom, posição de dirigir agradável, volante de direção com ótima empunhadura, bancos confortáveis e comportamento dinâmico previsível. É um carro bem confiável e, além disso, oferece borboleta no volante para trocas manuais. Só falta mais potência.
Vale a pena comprar o novo Nissan Kicks?
Vale sim, apesar dos itens que podem melhorar. Basta você escolher a versão que mais se adequa ao seu bolso e às suas necessidades. O novo Kicks tem presença marcante, vem com 6 airbags de série, oferece bom espaço interno, o porta-malas abriga 470 litros e o vão livre do solo é digno de um SUV (200 mm). A multimídia também é moderna e o (sabendo usar) é econômico.
Principais itens de série
Kicks Platinum - R$ 199.000
- Teto solar panorâmico
- ProPilot
- Sistema de som Bose Personal Plus com 10 alto-falantes
- Multimídia Nissan Connect de 12,3'' e painel de instrumentos HD de 12,3"
- Pneus 225/45 R19
Kicks Exclusive - R$ 184.790
- Multimídia Nissan Connect de 12,3'' e painel de instrumentos HD de 12,3"
- Rodas liga leve 19"
- Faróis em Full LED com projetores
- Iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras
- Kcks Advance - R$177.990
- Multimídia Nissan Connect de 12,3'' e painel de instrumentos de 7"
- Visão 360º inteligente e detector de objetos em movimento
- Bancos com revestimento premium
- Carregador de celular por indução
Kicks Sense - R$ 166.990
- Multimídia Nissan Connect de 12,3'' e painel de instrumentos de 7"
- Roda liga leve 17"
- Chave presencial
- Piloto automático adaptativo (ACC)
Dimensões – novo (antigo)
- Comprimento: 4.365 mm (4.310 mm)
- Largura: 1.800 mm (1.760 mm)
- Altura: 1.625 mm (1.610 mm)
- Distância entre-eixos: 2.655 mm (2.620 mm)
- Altura livre do solo: 200 mm