O Astra saiu de linha no Brasil em 2011, abrindo à época alas para o Cruze. Na Europa, contudo, o modelo não deixou de ser comercializado e está em sua sexta geração. À venda desde 2022, passa por sua primeira atualização na linha 2026.
E são poucas as nuances, já avisamos. O modelo adotou a identidade visual do atual portfólio da Opel tanto na carroceria hatch quanto na variante perua.
O carro ganhou novos faróis matriciais adaptativos interligados por barra de LED que enfatiza o logotipo da marca ao centro. A grade é escurecida e temos para-choque proeminente e entrada de ar algo generosa.
As rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas e têm desenho bem interessante. Na parte traseira, hatchback e perua têm spoiler integrado e lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas. O nome do modelo fica posicionado abaixo do logotipo da marca — que já foi da General Motors e hoje pertence à Stellantis.
Interior do novo Opel Astra
Por dentro, a Opel deu ao Astra 2026 bancos revestidos por materiais, segundo a marca, 100% reciclados. A depender da configuração, os assentos vêm com aquecimento, suporte lombar, função de massagem e memória.
O Opel Astra tem volante multifuncional de três raios com base aplanada. Central multimídia e quadro de instrumentos têm telas de 10 polegadas integradas.
O painel, bem como outras áreas do habitáculo, tem recortes angulares. Além disso, ao contrário de outras montadoras, a Opel traz botões físicos a fim de garantir redundâncias ao usuário.
Não há detalhes acerca da motorização da linha 2026 do Opel Astra. Segundo a imprensa internacional, a tendência é de que o modelo venha com as mesmas opções do "primo" Peugeot 308 reestilizado.
Desse modo, o Astra 2026 pode vir com motor 1.5 turbodiesel que rende 130 cv, um 1.2 turbo a gasolina com sistema híbrido leve e 145 cv e até mesmo conjunto híbrido plug-in composto por propulsor 1.6 que entrega potência combinada de 195 cv.
Há ainda versão elétrica com 156 cv de potência. A opção ganhou bateria com capacidade de 58 kWh e aumenta o alcance em 34 km. A autonomia total no ciclo WLTP, segundo a fabricante, é de 454 km.
A configuração, vale frisar, dispõe ainda de função Vehicle to Load (V2L). Esta faz com que o carro seja capaz de fornecer energia elétrica para alimentar eletrodomésticos ou outros equipamentos externos, por exemplo.
Opel Astra no Brasil
Não tenha esperanças, querida audiência. O Opel Astra é um sonho muito distante em quaisquer de suas carrocerias no Brasil. Uma pena, já que o modelo fez algum sucesso por aqui sob batuta da Chevrolet.
O Astra foi comercializado pela General Motors no país de 1994 a 2011. Inicialmente importado da Bélgica, foi nacionalizado em 1998. Com boa dirigibilidade e acabamento de qualidade, travou batalha interessante com o Volkswagen Golf em nosso mercado.
A Opel, bom frisar, foi comprada pelo antigo grupo PSA (Peugeot-Citroën) em 2017. Posteriormente, em 2021, a marca foi absorvida pela Stellantis.