A linha Volkswagen terá uma novidade importante em breve na Europa. Depois de ser revelado em fotos vazadas, a segunda geração do T-Roc apareceu em um teaser divulgado nesta segunda-feira, 18, pela montadora alemã. Distante do Brasil, o novo Volkswagen T-Roc pode servir de inspiração para o visual das próximas gerações dos SUVs T-Cross e Nivus e também deve contar com o novo motor híbrido que chegará ao Brasil.
Derivado do Golf de sétima geração e lançado em 2017, o T-Roc se tornou um dos carros mais vendidos da Volkswagen na Europa, onde ganhou até mesmo uma inusitada versão conversível. A nova geração do T-Roc será feita sobre a plataforma MQB Evo, a mesma base do Golf MK8. O teaser divulgado pela Volks mostra o novo T-Roc com uma camuflagem discreta, que traz plotagem na cor preta e palavras escritas em amarelo.
No entanto, o design não é mais um mistério, uma vez que o SUV apareceu em fotos vazadas recentemente na internet. O visual mudará bastante, e passa a ser inspirado na terceira geração do Tiguan europeu. Na dianteira, os faróis de LED terão formato fino, e são interligados por uma barra horizontal iluminada. A grade dianteira terá grandes dimensões na parte inferior do para-choque, e não é ligada aos faróis como no modelo atual.
Na lateral, as rodas são novas, enquanto as portas trazem vincos marcantes na região dos faróis e das lanternas. As maçanetas parecem ser as mesmas do Tiguan, enquanto a área envidraçada e o caimento da carroceria lembram o T-Roc original. Ainda há um friso prateado no arco do teto, que chega até a traseira.
Na parte de trás, as lanternas em LED serão interligadas, com a placa localizada no para-choque. O interior também terá um layout inspirado nos modelos mais recentes da marca, com destaque para a central multimídia e linhas horizontais. Lançada em 2020, a versão conversível não terá uma nova geração, e será feita até 2027 na Alemanha.
Sob o capô, a nova geração do Volkswagen T-Roc deve contar sempre com algum tipo de eletrificação, desde opções micro-híbridas até híbridas plug-in. Ele também deve estrear o novo sistema híbrido MHEV de 48V associado ao motor 1.5 eTSI Evo2. O sistema deve chegar às próximas gerações do Nivus e T-Cross brasileiros, que também devem ter visual inspirado no novo T-Roc. Ele será capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico.
Os números de potência e de torque ainda não foram revelados. Já a transmissão deve ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. Os preços devem permanecer no patamar atual. O novo Volkswagen T-Roc tem poucas chances de chegar ao mercado brasileiro, uma vez que o modelo brigaria diretamente com os modelos oferecidos pela Volks no país.