Nissan apresenta novo sistema híbrido e-Power com autonomia de 1.200 km

Conjunto tem motor a 1.5 turbo a gasolina usado apenas para carregar bateria e impulsionar motor elétrico

10 jul 2025 - 17h00

A Nissan mostrou na Europa a terceira geração do sistema híbrido e-Power, que deve equipar o novo Qashqai por lá. O sistema tem como particularidade usar o motor a combustão apenas para carregar as baterias ou como gerador de energia para o motor elétrico, e nunca para tracionar as rodas.

A potência total do novo conjunto híbrido é de 205 cv, ante 190 cv do sistema anterior, graças a um novo 1.5 turbo de três cilindros a gasolina. A bateria tem capacidade de 2,1 kWh. Segundo a Nissan, o novo sistema é capaz de entregar consumo médio de até 22,2 km/l e autonomias de 1.200 km.

Publicidade

Emissões e consumo também caíram graças à melhor eficiência térmica do novo motor 1.5, de acordo com a Nissan. O novo 1.5 é 42% mais eficiente que o antigo por causa de um novo turbocompressor e porque a engenharia conseguiu aprimorar a combustão dentro do cilindro, deixando o propulsor também mais silencioso. Um novo óleo lubrificante, 0w16, diminui os atritos internos.

O primeiro modelo a receber o sistema será o Qashqai, na Europa. Por lá, o sistema híbrido também equipa o irmão maior X-Trail, este aguardado por aqui. Era aguardado que o novo Kicks recebesse este sistema, mas por enquanto, o SUV compacto terá apenas o 1.0 turbo de 125 cv com o qual foi lançado recentemente.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se