O mercado brasileiro se aproxima da reta final e, salvo uma reviravolta estatisticamente improvável, a Fiat Strada será novamente a campeã nacional de vendas. Os números acumulados da Fenabrave mostram que a picape soma 128.357 unidades até novembro, mantendo uma vantagem enorme sobre o Volkswagen Polo, que aparece com 112.238 emplacamentos.
A diferença entre os dois – 16.119 unidades – coloca o hatch compacto em situação praticamente irreversível. Depende de um milagre; e no mercado de carros não há milagres, Para superar a Strada, o Polo teria de registrar um dezembro historicamente fora da curva, enquanto a picape teria de despencar a um ritmo igualmente improvável.
A situação consolida a Strada como um fenômeno da indústria brasileira. Desde o lançamento da nova geração, o modelo se tornou um caso raro de domínio prolongado, ultrapassando hatches tradicionais e mantendo liderança mesmo diante do avanço de crossovers compactos. Desde 2021 nenhum carro vendeu tanto.
Por que o título já está encaminhado
- A Strada mantém médias mensais sempre acima das 10 mil unidades
- O Polo oscila mais, embora viva os melhores três anos de sua história
- A diferença de 16 mil carros é maior do que quase todas as vendas mensais do segmento de hatches compactos
- Em 25 anos, nunca houve uma oscilação capaz de inverter volume tão elevado
Com isso, a Fiat caminha para mais uma vitória estratégica, enquanto a Volkswagen celebra o terceiro título do Polo como carro de passeio mais vendido. Entretanto, o título de carro mais vendido do Brasil pelo quinto ano seguido deve ir ficar mesmo com a Stellantis. Ele já foi da Volks durante 27 anos com o domínio do Gol de 1987 a 2013.
Top 5 do ano – acumulado até novembro (Fenabrave)
1º Fiat Strada – 128.357
2º Volkswagen Polo – 112.238
3º Fiat Argo – 92.376
4º Volkswagen T-Cross – 82.116
5º Hyundai HB20 – 76.101
Últimos campeões de vendas
- Fiat Strada – 2021 a 2024
- Chevrolet Onix – 2015 a 2020
- Fiat Palio – 2014
- Volkswagen Gol – 1987 a 2013
- Chevrolet Monza – 1984 a 1986