Ferrari F40, Gol GTI e outros clássicos estarão no Salão do Automóvel 2025

Em parceria com o museu CARDE, Salão do Automóvel 2025 terá exposição de ícones como Ferrari F40, Uirapuru, Dodge Charger R/T e VW Gol GTI

2 out 2025 - 08h38
Ferrari F40: estrela do Salão de 1990
Ferrari F40: estrela do Salão de 1990
Foto: Ferrari/Divulgação

O público do 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, marcado para acontecer de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, terá a chance de revisitar carros que marcaram gerações. Em uma parceria inédita com o CARDE Museu, a organização montará uma exposição com modelos que brilharam em edições anteriores — de clássicos nacionais como o Uirapuru e o Gol GTI até lendas internacionais como a Ferrari F40.

"Desde 1960 o Salão do Automóvel, com sua exposição de veículos, mostra a evolução dos automóveis, do design e do comportamento.O automóvel desperta memórias afetivas, e é um excelente e eficiente fio condutor para a transmissão de uma história" afirma Luiz Goshima, diretor do CARDE e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).

Publicidade

Confira alguns dos veículos que estarão em destaque neste espaço:

Volkswagen Kombi no Salão do Automóvel de 1960
Foto: Acervo/MIAU Museu da Imprensa Automotiva

Volkswagen Kombi 1960

Um dos destaques da estreia do Salão, ainda no Parque Ibirapuera, a Kombi surgiu em versões inéditas: a 6 Portas, voltada para lotação, e a Turismo, espécie de motorhome pioneiro no Brasil na época.

STV Uirapuru no Salão do Automóvel de 1966
Foto: Acervo/MIAU Museu da Imprensa Automotiva

STV Uirapuru 1966

Ícone dos fora de série nacionais, teve pouco mais de 70 unidades fabricadas. O conversível roubou a cena no Salão de 1966 com linhas que até hoje impressionam.

Dodge Charger R/T no Salão do Automóvel de 1970
Foto: Acervo/MIAU Museu da Imprensa Automotiva

Dodge Charger R/T 1971

Estrela do Salão de 1970, no recém-inaugurado Anhembi, o esportivo nacional trazia motor V8 5.2 de 215 cv, carroceria coupé e visual musculoso. Virou objeto de desejo imediato.

Volkswagen Gol GTi no Salão do Automóvel de 1988
Foto: Acervo/MIAU Museu da Imprensa Automotiva

Volkswagen Gol GTI 1989

Apresentado em 1988, marcou época ao ser o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O esportivo na cor Azul Mônaco ajudou a decretar o fim da era dos carburadores.

Publicidade
Ferrari F40 no Salão do Automóvel de 1990
Foto: Acervo/MIAU Museu da Imprensa Automotiva

Ferrari F40 1990

Exposta em 1990, ao lado do estande da Fiat, foi símbolo da reabertura dos portos aos importados. O supercarro italiano emocionou uma geração de visitantes.

Outras atrações  

A edição de 2025 terá mais de 300 modelos em exposição, test drives e diversas experiências distribuídas pelos cinco pavilhões. Já estão confirmadas as marcas BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.

Um dos destaques é o Dream Lounge, espaço em parceria com a Motorgrid Brasil, que reunirá superesportivos como o Corvette Z06, McLaren Senna, Ford GT Carbon Series e modelos da Ferrari e Lamborghini.

Os visitantes também poderão aproveitar atrações como a Racing Game Zone by João Barion, dedicada ao universo do drift com simuladores de última geração. No local, será possível ver de perto o novo carro do piloto — um Corvette C7 Z06 customizado pelo designer Adhemar Cabral.

Publicidade

Outra novidade é a Arena de Customização by Batistinha, criada em parceria com Fernando Baptista, que apresentará ao vivo projetos de personalização automotiva, mostrando em tempo real o processo criativo e técnico por trás das modificações. 

31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

  • De 22 a 30 de novembro de 2025 – Distrito Anhembi – São Paulo/SP.

  • Rua Olavo Fontoura, 1209
  • Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações