Mais uma marca do Grupo Geely tem passaporte carimbado para o nosso País. O Jornal do Carro apurou, com exclusividade, que a Lotus, dona de história vencedora na Fórmula 1 e comprada em 2017 pelos chineses, tem tudo quase pronto para vender seus carros no Brasil. Se tudo correr conforme o previsto, a operação da empresa sino-britânica terá início em 2026.
A Lotus chega ao Brasil por meio de importadora independente, que negocia diretamente com a Geely na China. Segundo interlocutores, a representante da marca no País tem muita experiência neste tipo de operação.
Esta será a quinta marca da Geely a vender carros no Brasil. Além da própria, Zeekr, Volvo e Riddara comercializam seus produtos em nosso mercado. Vale frisar que a Lynk & Co. também se juntará ao time em 2026.
A ligação da Lotus com o Brasil, inclusive, é forte na categoria. Emerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, em 1972, pelo time. Mas a relação não para por aí.
Ayrton Senna correu pela equipe entre 1985 e 1987. E a primeira vitória do tricampeão mundial na F1 veio justamente com a Lotus. Pilotando o rápido, mas inconsistente 97T desenhado por Gérard Ducarouge, o brasileiro venceu o GP de Portugal de 1985, realizado em Estoril.
Senna ganharia mais uma prova naquele ano, o Grande Prêmio da Bélgica. Pela Lotus, o tricampeão conquistaria outras quatro vitórias — incluindo seu primeiro triunfo em Mônaco.
Teve em seu portfólio icônicos esportivos, como Elan, Esprit e Elise. Após ter anunciado foco total em veículos 100% elétricos, voltou atrás ao fim de 2024 ao revelar seu sistema híbrido.