Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Saiba de onde vem o termo "Nerd"

Ser nerd era pejorativo nos anos 1980, mas hoje é muito mais popular

25 mai 2022 07h00
| atualizado às 11h08
Compartilhar
Como surgiu o Dia do Orgulho Nerd?
Video Player

Em 25 de maio os fãs de cultura pop celebram o "Dia do Orgulho Nerd". A expressão, usada atualmente para descrever a imensa tribo de fãs de quadrinhos, filmes de fantasia e ficção, animes, games e tantas outras coisas, nem sempre foi associada com algo "na moda" ou positivo socialmente.

No Brasil, a expressão se popularizou com a comédia 'A Vingança dos Nerds', de 1984, que apresentava um grupo de universitários desajustados que, cansados de serem excluídos, fundam sua própria fraternidade. Inteligentes mas desajeitados, fracotes e sem traquejo social, os nerds não eram exatamente exemplos para se admirar - levou um bom tempo para essa imagem mudar.

Publicidade

Por aqui, antes do termo estrangeiro se popularizar, era mais comum chamar estas pessoas de "CDF" (sigla para "Cabeça de Ferro", na versão mais amigável).

Mas mesmo o filme não explica de onde veio a expressão "Nerd". A teoria mais aceita vem do laboratório de tecnologia da empresa canadense Northern Electric, mais conhecida como Nortel. 

Longa 'A Vingança dos Nerds' trouxe o termo 'nerd' para o Brasil
Longa 'A Vingança dos Nerds' trouxe o termo 'nerd' para o Brasil
Foto: A Vingança dos Nerds / Reprodução

O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Nortel era formado por engenheiros, técnicos e pesquisadores super inteligentes e dedicados, que passavam noites trabalhando em seus programas e análises de dados... e eram zoados pelos colegas de outras áreas, por serem muito inteligentes mas socialmente desajeitados. O nome em inglês do tal departamento era "Northern Electric Research & Development", abreviado para "NERD".

Embora seja uma teoria popular, nem todos os linguistas concordam com ela. O dicionário Oxford, por exemplo, afirma que a primeira  menção ao termo "nerd" data de 1951, em um artigo da revista Newsweek.

Publicidade

De termo pejorativo ao mainstream

Nerds como Steve Wozniac, co-criador do Macintosh, moldaram o mundo atual
Foto: Reprodução

Em todo caso, durante décadas a expressão nerd foi usada para se referir a homens inteligentes porém desajeitados, tímidos e esquisitos. Essa é uma das definições da palavra no dicionário Cambridge: "Uma pessoa, especialmente um homem, que não é atraente e é estranho ou socialmente constrangedor".

Meio como o pai de Marty McFly no primeiro De Volta para o Futuro.

Também se usa o termo, ainda hoje, para se referir a certos hobbies como jogos de RPG, quadrinhos ou pintura de miniaturas, entre outros, como sendo "coisa de nerd". Os nerds, em geral, são apaixonados e até obscecados pelos seus hobbies.

Séries como Big Bang Theory ajudaram a tornar os nerds mais atraentes
Foto: Big Bang Theory / Reprodução

A série de TV The Big Bang Theory trouxe estes nerds de laboratório com todos os seus problemas, para os holofotes, mostrando que também podem ser carismáticos, divertidos e, em alguns casos, adoráveis - não é um show que sobreviveu bem ao teste do tempo, mas ajudou a melhorar um pouco a imagem dos nerds e a própria aceitação de que tudo bem ser adulto e gostar de super-heróis ou fantasia medieval, jogar videogame e saber falar idiomas imaginários como em Stark Trek.

Publicidade
Henry Cavill é um dos maiores nerds em Hollywood atualmente
Foto: Divulgação

Assim, o Dia do Orgulho Nerd tem seu valor ao ajudar a mostrar que essas paixões não são motivo para vergonha. Na verdade, a própria sociedade passou a aceitar melhor os nerds com o passar do tempo e o crescimento da internet e da economia da informação.

Grandes astros de Hollywood, como Vin Diesel e Henry Cavill, são nerds declarados, assim como todos os grandes empresários do Vale do Silício, de Bill Gates e Mark Zuckerberg até Elon Musk.

Filmes de super-heróis levam milhões de pessoas ao cinema e eventos como as Comic-Con deixaram de atrair somente punhados de nerds e passaram a ser acompanhados por fãs ávidos ao redor de todo o planeta. Os nerds conquistaram o mainstream, seja no cinema, nos games, na televisão e na tecnologia.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias de Games
Ativar notificações