A Ubisoft divulgou diversas mudanças que foram realizadas dentro da empresa, resultando no cancelamento de seis jogos, no adiamento de sete jogos e no fechamento de dois estúdios.
As informações foram reveladas em uma coletiva de imprensa na qual a página VGC teve acesso e, posteriormente, em um comunicado de imprensa divulgado pela Ubisoft.
Falando dos jogos cancelados, um deles é o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, que trocou de estúdio e passou por alguns adiamentos, até ter o desenvolvimento encerrado hoje. Os outros jogos são um título mobile e quatro games não anunciados, incluindo três franquias originais.
Segundo a Ubisoft, os cancelamentos ocorreram porque estes jogos não atenderam às novas expectativas de qualidade "aprimoradas" da empresa.
A conta oficial de Prince of Persia nas redes sociais comentou o cancelamento do remake de The Sands of Time, dizendo que "embora o projeto tivesse um potencial real, não conseguimos atingir o nível de qualidade que vocês merecem, e a sua continuação exigiria mais tempo e investimento do que poderíamos comprometer de forma responsável".
— Prince of Persia™ (@princeofpersia) January 21, 2026
Sobre os sete jogos adiados, a Ubisoft optou pelo adiamento para garantir que eles atendam às expectativas de qualidade esperadas. Não foram ditos os nomes destes jogos, mas um deles estava sendo planejado para sair antes de abril de 2026, e agora está previsto para chegar antes de abril de 2027.
Especula-se que o jogo em questão seja o remake de Assassin's Creed IV: Black Flag, já que rumores apontavam que a previsão era de que ele saísse no 1º trimestre deste ano.
Os estúdios que foram fechados são a Ubisoft Halifax, no Canadá, e a Ubisoft Stockholm, na Suécia. A empresa disse também que consideraria a venda de outros ativos dela. Ela afirmou estar acelerando suas iniciativas de redução de custos e agora pretende reduzir seus custos fixos em mais 200 milhões de Euros nos próximos dois anos.
Sobre as demissões causadas pelos cancelamentos de jogos e os fechamentos de estúdios, a Ubisoft não confirmou o número exato de afetados, mas avisou que "algumas pessoas serão realocadas para outros grandes projetos, e outras poderão deixar a empresa”.
Por fim, a Ubisoft detalhou sua reorganização interna em cinco "Estúdios Criativos" dedicados em gêneros distintos. O primeiro deles é o Vantage Studios, focado em "expandir e ampliar as maiores e mais consolidadas franquias da Ubisoft para transformá-las em marcas bilionárias anuais", incluindo Assassin's Creed, Far Cry e Rainbow Six.
Além dele, temos também:
- Estúdio Criativo 2: Focado em “experiências de tiro competitivas e cooperativas”, incluindo The Division, Ghost Recon e Splinter Cell.
- Estúdio Criativo 3: Focado em “experiências de jogos como serviço selecionadas e de alta qualidade”, como For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla e Skull & Bones.
- Estúdio Criativo 4: Focado em "mundos de fantasia e universos narrativos" como Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia e Beyond Good & Evil.
- Estúdio Criativo 5: Que a Ubisoft diz ter como objetivo “recuperar [nossa] posição em jogos casuais e para toda a família” em marcas como Just Dance, Uno e Hasbro.
Esses estúdios criativos serão apoiados por uma equipe de "Rede Criativa", que compartilhará a expertise dos estúdios e fornecerá suporte ao desenvolvimento conjunto, assim como um grupo de "Serviços Essenciais", que se concentrará em tecnologia, controle de qualidade, localização, planejamento de negócios e muito mais.
Estúdios de desenvolvimento específicos serão designados para cada estúdio criativo, afirmou a Ubisoft, enquanto alguns serão alocados à equipe da Rede Criativa e trabalharão com vários estúdios.
A Ubisoft também disse que agora tem quatro novas IPs em desenvolvimento, incluindo a recém-adquirida franquia March of Giants, que será alocada posteriormente em um dos estúdios criativos.