Stellar Blade para PC é um dos jogos mais bem otimizados da geração

Apesar de ser desenvolvido na Unreal Engine 4, que tem histórico de ser problemática no PC, port do jogo da Shift Up é exemplo de otimização

16 jun 2025 - 08h59
Stellar Blade para PC é um dos jogos mais bem otimizados da geração
Stellar Blade para PC é um dos jogos mais bem otimizados da geração
Foto: Reprodução / Sony

A espera dos jogadores que estavam aguardando Stellar Blade no PC acabou, com o game finalmente tendo sido lançado para computador via Steam e Epic Games Store na semana passada.

Após ter ganhado muitos fãs com sua chegada no PlayStation 5 em abril de 2024, graças aos seus personagens memoráveis, jogabilidade frenética e viciante, e ótimos visuais, o port de Stellar Blade para PC traz uma série de melhorias, sendo um exemplo que deveria ser apreciado e estudado pelas desenvolvedoras sobre otimização de jogos.

Publicidade

Shift Up dá aula de como se otimizar um jogo para computador

Quando foi lançado no PS5, Stellar Blade já tinha um desempenho aceitável, sendo possível jogá-lo em 60 fps, com foco no desempenho, ou 30 fps, com foco na qualidade. Isso foi melhorado ainda mais com o lançamento do PS5 Pro, pois o jogo é um dos que melhor utiliza o poder adicional do novo console.

Já no caso do PC, a situação melhorou ainda mais. Embora faça uso da Unreal Engine 4, com a qual muitos jogos já mostraram problemas no computador, especialmente por causa de engasgadas causadas pelo compilação de sombreadores (shaders), Stellar Blade é um jogo incrivelmente leve e bem otimizado.

Nas minhas horas jogando a versão completa do game no Steam, não tive um problema sequer de desempenho, seja de quedas repentinas na taxa de quadros ou travadas. Utilizando um PC equipado com Ryzen 5 7600, GeForce RTX 4070, SSD NVMe M2, 2x16GB de RAM e Windows 11, consegui jogar tranquilamente em 1440p e mais de 60 fps usando DLAA. Ativando o Frame Generation, a taxa de quadros se estabilizou confortavelmente acima de 100 fps.

Publicidade
Jogo apresenta espetáculo visual no PC, superior ao oferecido no PS5 e PS5 Pro
Foto: Reprodução / Sony

Rodar um jogo do porte de Stellar Blade com DLAA nesse nível de desempenho não é algo corriqueiro, já que ele aumenta a qualidade gráfica do game ao mesmo tempo que mantém a resolução nativa, algo que exige mais da placa de vídeo. É uma abordagem diferente do DLSS tradicional, que reduz a resolução e faz o upscaling dela para que o desempenho fique melhor. Stellar Blade, de forma surpreendente, me permitiu jogar usando DLAA e com margem de sobra.

O jogo também possui a opção de ser jogado com texturas em 4K, mas isso exige que você tenha uma placa de vídeo com pelo menos 12GB de VRAM, com o ideal sendo 16GB para você poder usar essa opção à vontade, simultaneamente com os demais aspectos do jogo na qualidade máxima. Trata-se de algo esperado, já que texturas nessa resolução sempre requerem muita memória de vídeo.

No fim das contas, tanto os gráficos quanto a performance no PC, ao menos na minha experiência pessoal, ficaram melhores em comparação com o PS5.

Jogável até em PCs modestos

É possível jogar em 60 fps até em PCs mais modestos
Foto: Reprodução / Sony

Stellar Blade é tão bem otimizado, que você pode jogá-lo inclusive em GPUs consideradas obsoletas para os dias atuais, como a GeForce GTX 1060 ou Radeon RX 580, e ainda assim conseguir manter a taxa de quadros em 60 fps ou mais, graças ao upscaling via FSR. Há, inclusive, vídeos de usuários no YouTube demonstrando isso.

Os conteúdos extras disponibilizados com a Complete Edition de Stellar Blade no PC também merecem sua atenção, em especial aqueles envolvendo NieR: Automata, que fornecem novos trajes para Eve utilizar, e Goddess of Victory: Nikke, que inclui um novo modo inspirado na jogabilidade do jogo mobile e uma luta adicional com a personagem Scarlet, além da presença do personagem meme Doro, baseada em Dorothy de Goddess of Victory: Nikke.

Publicidade

Além disso, finalmente o jogo permite enfrentar o personagem Mann, com direito a uma recompensa para quem o derrotar e sua adição ao modo Desafio do Chefe.

Sendo bem sincero, a minha única ressalva com a versão de Stellar Blade para PC é o fato dela usar Denuvo. Apesar do jogo estar rodando bem, mesmo com isso, espero que a Sony e a Shift Up removam esse DRM invasivo em algum momento.

Considerações

Stellar Blade (PC) - Nota 9,5
Foto: Divulgação / Game On

Em meio a tantos lançamentos que deixaram a desejar tecnicamente no PC nesta geração, é um alívio ver mais um título tão bem otimizado como Stellar Blade. Não apenas isso, mas trata-se também de um ótimo jogo de ação, aventura e hack’n slash. Se você curte games com a pegada de Devil May Cry e Bayonetta, não deixe de conferir esta maravilha criada pela Shift Up.

Stellar Blade está disponível para PC e PlayStation 5. 

Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo para Steam gentilmente cedida pela Sony. 

Publicidade

Mais detalhes sobre o jogo encontram-se na análise dele para PS5, publicada em abril do ano passado.

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se