Três dias após o decepcionante resultado contra o Madureira, pelo Estadual, o Vasco retorna a São Januário e reencontra a torcida que protestou na ocasião. Dessa vez, o duelo contra a Chapecoense, nesta quinta-feira (05/02), marcará a estreia da equipe como mandante no Campeonato Brasileiro. Portanto, a principal missão do Cruz-Maltino nesta edição do torneio é evitar repetir o desempenho frustrante de 2025.
Com o tempo, a Colina Histórica se transformou em um trunfo para a equipe conquistar vitórias. Entretanto, esse retrospecto não prevaleceu no ano passado, pois o time terminou a sua trajetória na competição com apenas 53% de aproveitamento em seus domínios. Das 19 partidas como mandante, o Vasco atuou em 15 delas no seu estádio, sendo sete vitórias, três empates e cinco derrotas.
Inclusive, o Gigante da Colina não sofreu gols em apenas dois jogos em casa, as vitórias sobre Cruzeiro e Fortaleza. A equipe também acumulou uma sequência negativa de seis jogos sem vencer entre maio e setembro. A propósito, neste contexto, houve a influência da paralisação do calendário do futebol brasileiro para a disputa do Mundial de Clubes.
Histórico recente negativo do Vasco
A equipe chegou a ficar mais de 100 dias sem um triunfo, com o acúmulo de três empates e três derrotas. A campanha foi aquém das expectativas, especialmente com o desperdício de pontos que seriam cruciais por diversas falhas individuais. Por sinal, a despedida da edição do campeonato passado com o resultado negativo para o Mirassol foi um reflexo da trajetória e desempenho do Gigante da Colina em São Januário no Brasileirão.
O revés, aliás, fez a equipe eliminar qualquer possibilidade em garantir a classificação na fase preliminar da Libertadores de 2026. A baixa eficiência para conquistar pontos chegou a colocar o Cruz-Maltino em situação adversa. No caso de se tornar refém de uma combinação de resultados para não lutar contra o rebaixamento até a última rodada do torneio.
Além disso, o declínio de performance fez o time engatar uma sequência de sete derrotas nas últimas oito rodadas. Por conta disso, o Vasco encerrou sua campanha no torneio na 14ª posição, com 45 pontos. Os resultados e performances negativos seguiram sendo um problema no início da atual temporada.
Assim, essas se configuram como as principais motivações para as cobranças e o ambiente de pressão. Até o momento, o Vasco disputou seis jogos na temporada, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.