URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tribunal elimina os quatro semifinalistas do Estadual do Amapá

Disputa da final foi suspensa pela Federação após denúncias de escalações irregulares. Times foram multados

2 mai 2024 - 19h27
Estádio Olímpico do Amapá, o Zerão
Estádio Olímpico do Amapá, o Zerão
Foto: Arquivo/GEA / Esporte News Mundo

Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD-AP) excluiu os quatro semifinalistas do Campeonato Estadual, julgando procedentes as denúncias de escalações irregulares de atletas do Trem, Oratório, Santos e Independente. A decisão, ainda em primeira instância, cabe recurso.

A punição não foi decidida por unanimidade. De acordo com a ata do julgamento realizado em 30 de abril, o auditor Felipe Santana votou contra a exclusão dos times e sugeriu a realização de novas partidas entre os clubes envolvidos, mas não teve o pedido acatado.

Publicidade

Além da exclusão, Independente, Oratório e Trem receberam multas de R$ 4 mil, enquanto o Santos, foi multado em R$ 8 mil. Todos tem quatro dias úteis para realizar o pagamento.

Entenda o caso

A polêmica começou logo após a classificação de Trem e Oratório para as finais. Os times deveriam ter se enfrentado no dia 25 de abril, no Estádio Zerão, mas o duelo foi suspenso pela Federação Amapaense de Futebol (FAF), que preferiu aguardar o resultado do julgamento.

As escalação irregulares teriam ocorrido com atletas e técnicos em tese suspensos (com excesso de cartões amarelos ou mesmo expulsões) para aquelas partidas.

Publicidade

— A FAF aguardará o esgotamento das instâncias jurídicas para assegurar a integridade do processo e a correta marcação das datas finais do campeonato. Somente após a conclusão de todas as etapas legais e com a publicação dos resultados finais, poderemos determinar, de acordo com a legislação vigente, os finalistas do Amapazão ou quaisquer outras medidas que se façam necessárias — diz a nota oficial, publicada nas redes sociais.

Não há previsão no regulamento do campeonato para uma situação semelhante.

O torneio foi disputado com oito times, classificando quatro para a próxima fase. Ypiranga, Santana, Macapá e São Paulo não se classificaram para as semifinais (os dois últimos foram rebaixados para segunda divisão do Amapá).

Polêmicas

Essa não foi a primeira confusão no torneio. A equipe do Santos-AP foi suspensa no início do campeonato depois de ingressar na Justiça Comum pedindo a anulação da eleição e da posse da Diretoria da Federação Amapaense de Futebol, que ocorreu em 2022.

O clube acabou reintegrado após o recurso ter sido acatado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em março.

Publicidade
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações