Em conversa com os jornalistas na apresentação do Rio Open nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, Lui Carvalho, diretor do maior torneio da América do Sul, comentou sobre a lista divulgada que tem o italiano Lorenzo Musetti, 5º colocado, como principal ranqueado, Gael Monfils com presença garantida (por enquanto com um wild-card) e a estrela João Fonseca, atual 32º.
Apesar de ter um top 10, a presença de Fonseca já deixa o maior torneio do continente orgulhoso.
"É um enorme orgulho chegar nesse momento chegando do Rio open a maturidade do evento alinhado ao nosso fenômeno João Fonseca cada vez mais trazendo alegrias pra gente, vocês receberam a lista, pra mim quanto mais eu reflito sobre esse momento do Rio Open eu não trocaria nenhum top 10 pelo João Fonseca, ter o João na nossa chave, é o carro chefe puxando o tênis do Brasil uma geração de novos tenistas, marcas parceiras, criadores de conteúdo, o que ele está fazendo pelo tênis é muito especial obviamente a gente já teve um passado com o Guga", disse o diretor do evento em palavras recolhidas pelo site Tênis News.
Ele também comentou sobre a presença de Musetti que volta ao torneio em que esteve escalado ano passado, mas não conseguiu jogar por uma lesão: "Obviamente o Musetti também, excepcional medalha olímpica, vem competindo com os melhores do mundo no início desse ano já tínhamos anunciado o Berretini, e o Monfils que está fazendo a sua temporada de despedida, são jogadores que também vão atrair e obviamente os pratas da casa, Baez e Cerundolo".
O torneio quase acertou a vinda do ex-top 3, Stefanos Tsitsipas, e tentou contatos com Ben Shelton e Flavio Cobolli.
Os possíveis convites
O torneio terá direito à três convites diretos e as opções ainda a serem definidas são com Thiago Monteiro, Thiago Wild, João Lucas Reis, Gustavo Heide e uma possível oportunidade para Luis Guto Miguel, que será top 3 juvenil na próxima semana após o título do J300 de Traralgon, na Austrália. Monfils tem o convite assegurado, mas caso entre direto liberaria mais uma oportunidade. Um quarto convite viria apenas se o lugar do convite A+ for liberado, algo que irá ocorrer até sexta-feira antes do evento, ou seja, na véspera. Terá direito a um A+ o tenista do top 30 que pedir a vaga.