A cazaquistanesa Elena Rybakina venceu surpreendeu e venceu a polonesa Iga Swiatek por 2 sets a 0 e se garantiu nas semifinais do Australian Open de 2026 na noite desta terça-feira, 27. As parciais do confronto foram de 7/5 e 6/1.
Na próxima fase do primeiro Grand Slam da temporada, a número 5 do mundo enfrentará a vencedora do confronto entre as norte-americanas Jessica Pegula e Amanda Anisimova, que se enfrentam logo mais.
Para chegar na semifinal do Australian Open, Elena Rybakina passou por nomes como a eslovena Kaja Juvan (na primeira fase), a francesa Varvara Gracheva (segunda fase), a tcheca Tereza Valentova (terceira fase) e belga Elise Mertens (oitava de final).
No primeiro set, Iga Swiatek começou melhor e conseguiu a quebra logo no início, abrindo 1 a 0, mas Elena Rybakina reagiu na sequência e devolveu o break para empatar. A partir daí, as duas confirmaram seus serviços e o set seguiu equilibrado até 5 a 5. No momento decisivo, a cazaque foi mais sólida, confirmou o saque e quebrou Swiatek na sequência para fechar a parcial em 7/5.
No segundo set, Elena Rybakina manteve o domínio. A cazaque confirmou o saque, conseguiu a quebra e abriu 3 a 0, controlando o ritmo da partida. Iga Swiatek ainda reagiu e fez 3 a 1, mas Rybakina seguiu sólida, confirmou mais um game de serviço e voltou a quebrar para ampliar para 5 a 1. Sem dar brechas, ela sacou para o set e fechou com tranquilidade em 6/1.
Sabalenka atropela Iva Jovic e é semifinalista do Australian Open
Na noite desta segunda-feira, 26, Aryna Sabalenka não tomou conhecimento e venceu a norte-americana Iva Jovic por 2 sets a 0 e carimbou a classificação às semifinais do Australian Open. As parciais do confronto foram de 6/3 e 6/0.
Para chegar às semifinais, Sabalenka também precisou deixar para trás nomes como Rakatomanga Rajaonah (na primeira fase), Zhuoxuan Bai (segunda fase), Anastasia Potapova (terceira fasel) e Victoria Mboko (oitavas de final).