O venezuelano Luis David Martínez e o colombiano Cristian Rodriguez foram presos pelo crime de injúria racial. Os tenistas insultaram torcedores com gestos imitando um macaco e também ofenderam o funcionário do clube durante torneio realizado em Santa Catarina.
O caso ocorreu a tarde de quinta-feira (22) no Itajaí Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim. Martínez e Rodriguez perderam para a dupla brasileira Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro. Os gringos desperdiçaram match points e levaram a vidada, o que agitou a torcida na quadra. Quando a partida acabou, os tenistas reagiram com atos racistas.
Segundo relatório da Polícia Militar, o tenista venezuelano, de 36 anos, se dirigiu à torcida "com gestos discriminatórios imitando um macaco ao coçar as axilas".
Testemunhas também relataram aos policiais que o atleta colombiano foi quem chamou o funcionário de macaco. Ele estava na delegacia no momento em que foi reconhecido.
A organização do evento se manifestou em nota lamentando o caso e repudiando ações de racismo.
"O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza".