Favoritos a brigar pelo título da atual edição do Australian Open, Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka cumpriram o "protocolo" em quadra nesta sexta-feira, venceram seus rivais em jogos válidos pela terceira rodada da competição e confirmaram vaga nas oitavas de final.
Líder do ranking da ATP, o espanhol Carlos Alcaraz não tomou conhecimento do francês Corentin Moutet, definiu o confronto em 2h05, e estabeleceu a vitória em sets diretos com as parciais de 6/2, 6/4 e 6/1. O duelo teve um sabor especial para o número 1 pelo fato de ter sido seu centésimo compromisso em partidas de Grand Slam.
Seu adversário nas oitavas de final já está definido: será o americano Tommy Paul, que avançou com a desistência do espanhol Alejandro Davidovich Fokina. No retrospecto entre os dois, a vantagem é de Alcaraz, que venceu cinco confrontos e perdeu dois.
Sabalenka leva susto, mas se garante nas oitavas
Líder do ranking da WTA e duas vezes campeã do Australian Open, a belarussa Aryna Sabalenka encontrou dificuldades para vencer a austríaca Anastasia Potapova (55ª). O triunfo veio com o placar de 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 7/6 (9/7).
Na primeira parcial, Sabalenka obteve logo uma quebra, abriu 2 a 0, mas viu a reação da adversária que deixou tudo igual em quatro games. Depois disso, o confronto seguiu equilibrado até que a belarrussa definiu o a disputa no tiebreak.
O segundo set foi marcado pela oscilação das duas tenistas. Sabalenka abriu 4 a 0, mas permitiu o empate em 4 a 4. A exemplo da primeira parcial, a disputa foi para o tiebreak e teve Sabalenka mais uma vez como vencedora fechando confronto em 2 sets a 0.
Nas oitavas, ela vai ter pela frente a canadense Victoria Mboko, que se classificou após derrotar a dinamarquesa Clara Tauson por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 5/7 e 6/3.