Yago Dora conquistou o título mundial de surfe ao vencer Griffin Colapinto, tornando-se o quinto brasileiro a alcançar esse feito na WSL.
Yago Dora venceu o norte-americano Griffin Colapinto nesta segunda-feira, 1º, e é campeão mundial de surfe. O brasileiro é o quinto nos últimos 11 anos de disputa da WSL a conquistar o título.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O brasileiro a conquistar mais vezes o título é Gabriel Medina, sendo campeão três vezes (2014, 2018 e 2021). Seguido por Filipe Toledo, que foi bicampeão em dois anos seguidos (2022 e 2023), enquanto Adriano de Souza e Ítalo Ferreira ganharam uma vez cada (2015 e 2019). Veja o histórico do Brasil na competição:
Vencedores brasileiros do WSL
- Gabriel Medina - 2014;
- Adriano de Souza - 2015;
- Gabriel Medina - 2018;
- Ítalo Ferreira - 2019;
- Gabriel Medina - 2021;
- Filipe Toledo - 2022;
- Filipe Toledo - 2023;
- Yago Dora - 2025.
Vitória de Yago
O brasileiro Yago Dora venceu o norte-americano Griffin Colapinto na sua primeira bateria no WSL Finals e, assim, garantiu seu primeiro título mundial sem precisar levar a disputa à melhor de três. Tendo como palco o temido pico de Cloudbreak, em Fiji, o brasileiro mostrou o bom surfe que o levou ter a melhor temporada da carreira: logo na primeira onda, acertou duas manobras belíssimas e assegurou uma nota alta, 7.33, que o deixou na vantagem contra o norte-americano.
A vitória coroou a temporada, na qual Dora levou a melhor em Supertubos, na etapa de Peniche, Portugal, e em Trestles, na Califórnia, resultados que o alçaram ao topo do ranking e o ajudaram a conquistar a lycra amarela.