WSL no CE: Veterano conquista melhor resultado da carreira em etapa na Praia do Futuro

Aos 41 anos, Michel Roqu falou ao Terra sobre dificuldades que enfrentou no início da carreira e vitória inédita ao lado da família e amigos

15 dez 2025 - 04h59
Resumo
Michel Roque, aos 41 anos, conquistou sua primeira vitória em uma etapa do QS da WSL na Praia do Futuro, superando desafios e celebrando ao lado de família e amigos, no melhor resultado de sua carreira.
Michel Roque leva título da etapa da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), no Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025
Michel Roque leva título da etapa da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), no Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025
Foto: Christian Bender/WSL

Michel Roque foi, de longe, o nome mais gritado pelos fãs presentes na orla da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), durante as finais da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025. Ao lado da família e de amigos, o cearense conquistou, neste domingo, 14, seu primeiro título em uma etapa do Qualifying Series da World Surf League (WSL). 

O veterano de 41 anos 'desfilou' sobre as ondas da orla cearense na grande final, na qual encarou Cauã Costa, surfista de 28 anos, escolhido para representar a etapa na Praia do Futuro como embaixador.  

Publicidade

Na disputa, Michel tratou de assumir a liderança da última bateria logo em suas primeiras ondas. Com as duas mãos no título, o surfista não economizou nas manobras e passou a dar um show de aéreos, ampliando a vantagem sobre Costa a cada onda e conquistando uma das maiores somatórias do torneio, 14.67, contra 9.73 do adversário. 

O público, enfim, acompanhou o narrador na contagem regressiva para o fim da bateria e, com o som da buzina anunciando o fim do campeonato e o título do cearense, Michel Roque foi erguido sobre os ombros dos torcedores, como dita a tradição dos campeonatos de surfe. 

Após o título, ele exaltou a conquista na praia que considera sua casa, apesar de atualmente morar na Suíça, com a esposa, onde treina em piscina de ondas: "Foi minha primeira vez ganhando uma etapa do QS e, sem palavras, ganhar na frente da minha família, amigos, em casa é um sentimento muito bom. É um sonho realizado", exaltou. 

A vitória na Praia do Futuro não foi fácil, já que Michel teve de enfrentar nomes consolidados no ranking do QS sul-americano da WSL, incluindo o líder Weslley Dantas. No entanto, a experiência e o conhecimento do pico cearense alçaram o surfista ao topo do pódio. 

Publicidade

Ao Terra, ele revelou detalhes sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira: "Minha vida foi sempre competindo, desde os meus 10 anos. Já tive as dificuldades de estar sem patrocínio", disse. "E, várias vezes, quando você vai para um campeonato e perde, se desanima. Muitas vezes já pensei em parar de competir, em seguir a vida. Mas o surfe está no meu sangue, a gente ama surfar, competir. Muita gente da minha geração parou bem antes, e eu 'tô aí, forte e cada vez mais motivado".

O título em Fortaleza levou Michel à 59ª colocação do ranking do QS da WSL e é o melhor resultado da carreira do surfista na liga, na qual ele estreou no Qualifying Series em 2008. 

Além dos 2.000 pontos no ranking do QS, Michel também faturou um prêmio de R$ 10 mil com a conquista.

Michel Roque e Juliana Santos faturam título da WSL na Praia do Futuro
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se