A terceira etapa do Challenger Series da WSL está se aproximando e a luta por vagas na elite vai ganhando forma. O próximo evento será disputado em Huntington Beach, na Califórnia, entre os dias 26 de julho e 3 de agosto. Até aqui, os atletas lutaram por títulos em Newcastle, Austrália, e em Ballito, África do Sul. O grupo de surfistas brasileiros sofreu para se consolidar no ranking até aqui, e nomes conhecidos como Samuel Pupo e Ian Gouveia, por exemplo, ainda não viveram grandes momentos no campeonato.
O principal atleta brasileiro na temporada é Matheus Herdy. O catarinense foi eliminado nas oitavas de final de ambos os eventos e ocupa a 11ª posição do ranking. Agora, defende um round de 32 no US Open conquistado em 2024. Naquela edição, Herdy perdeu diante de Alan Cleland e Crosby Colapinto, dois atletas que viriam a se classificar para a elite e hoje fazem parte do Championship Tour. Lucas Silveira também vem embalado na 13ª colocação do Challenger Series e quer melhorar o desempenho ruim que teve na Califórnia no ano passado, quando perdeu na estreia.
Os brasileiros que caíram no corte do CT em 2025, ou seja, Ian Gouveia, Samuel Pupo, Deivid Silva e Edgard Groggia, vivem situação deliciada no CS. Pupo ocupa a 18ª posição e tem o melhor ranking, enquanto os demais respiram por aparelhos na busca pelo retorno ao topo da WSL. Gouveia iniciou o ano com uma semifinal em Pipeline, porém, não consegue repetir bons resultado desde então. No Challenger Series, ele não passou do round de 64 em nenhuma etapa até agora e já enfrenta pressão para que esses resultados não pesem tanto na reta final da temporada. Para isso, precisa desempenhar melhor no restante do ano e evitar eliminações no mesmo round dos primeiros eventos.
A classificação ainda está em aberto. 10 homens garantem vaga no CT e, mesmo sem nenhum brasileiro dentro da zona de acesso, o cenário pode mudar. O sul-africano Luke Thompson, por exemplo, está na vice-liderança, mesmo com uma eliminação precoce em Newcastle. O título conquistado em Ballito o alavancou no ranking e o mesmo pode acontecer caso um brasileiro chegue às fases agudas da etapa em Huntington Beach. A primeira chamada para a etapa está marcada para o dia 26 de julho, às 11h30 (horário de Brasília).