Campeã de etapa da WSL na Praia do Futuro quase ficou fora do torneio

Juliana Santos foi a grande campeã da última etapa do Circuito do Banco do Brasil de Surfe de 2025, após vencer Silvana Lima na final

15 dez 2025 - 04h59
Resumo
Juliana Santos, surfista cearense, venceu a etapa da WSL realizada na Praia do Futuro após ser convidada por uma inscrição social, destacando-se com uma performance memorável e conquistando seu primeiro título no Qualifying Series.
Juliana Santos é campeã da etapa da WSL na Praia do Futuro, em Fortaleza, após final contra a conterrânea Silvana Lima
Juliana Santos é campeã da etapa da WSL na Praia do Futuro, em Fortaleza, após final contra a conterrânea Silvana Lima
Foto: Christian Bender/WSL

A surfista Juliana Santos entrou para a história do surfe de Fortaleza e nacional ao vencer a primeira etapa da World Surf League (WSL) realizada na Praia do Futuro em 26 anos: a surfista de 25 anos nem era nascida em 1999, quando o Ceará recebeu a última etapa do Qualifying Series (QS) da WSL. No entanto, a pouca idade não representou qualquer desafio para que a atleta buscasse o título 'em casa'. 

Na final da etapa, realizada no domingo, 14, Juliana protagonizou um show de surfe ao lado da conterrânea Silvana Lima, veterana e ícone do surfe brasileiro. A vivência no pico da Praia do Futuro, porém, deu vantagem para que a 'dona da casa' dominasse a disputa. 

Publicidade

Sob olhares atentos da torcida local e da própria família, que se emocionou após a classificação da surfista para a decisão, Juliana dominou a bateria desde o início e, com a troca de notas, levou o título com o somatório de 10.50, contra 5.70 de Silvana. 

Ao Terra, Juliana, que também conquistou seu primeiro título do QS, celebrou o feito em casa após quase ficar de fora da competição. Ela só participou da etapa após ser convidada por meio de uma inscrição social, voltada a surfistas da comunidade local. 

"Eu estava aguardando os inscritos, estava de olho nesse evento, que é muito importante para a gente do Ceará, de Fortaleza principalmente. Estava esperando o momento certo e recebi o convite, então foi maravilhoso. É uma ótima oportunidade para pessoas como eu, que também podem estar fazendo o melhor de si, guerreando sempre", declarou a surfista. 

"É muito válida essa inscrição social, muitos atletas da nova geração, que não têm condição de receber uma inscrição dessa, podem  chegar na final, dar seu máximo, mostrar seu surfe. O campeonato foi incrível", complementou. 

Publicidade

Juliana é um rosto conhecido no cenário do surfe sul-americano. Com a vitória na Praia do Futuro, ela saltou para a 15ª colocação do ranking feminino do QS sul-americano, que dá acesso ao Challenger Series (CS) da WSL, divisão de acesso para o Championship Tour (CT), a elite do surfe mundial. 

Fora da liga mundial de surfe, a surfista, criada na Praia do Titanzinho, em Fortaleza, também ostenta um currículo de sucesso: Juliana é campeã da Taça Brasil de surfe de 2025, campeã brasileira em 2024 e bronze no Pan-Americano de Surfe no mesmo ano. 

Além dos 2.000 pontos no ranking do Qualifying Series sul-americano da World Surf League, Juliana também faturou um prêmio de R$ 10 mil com a conquista.

Michel Roque e Juliana Santos faturam título da WSL na Praia do Futuro
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações