A etapa da WSL em Imbituba começou nesta quarta-feira, 17, com 62 atletas disputando 16 baterias masculinas, e segue até domingo, 21, destacando promessas do surfe sul-americano e grande expectativa pelos surfistas catarinenses.
A retomada da Praia da Vila, em Imbituba (SC), como um reconhecido pico do surfe internacional não poderia ter acontecido de maneira melhor: centenas de torcedores lotaram as areias da orla catarinense nesta quarta-feira, 17, primeiro dia da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A competição, que integra a Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL), reúne as maiores promessas do surf sul-americano, entre homens e mulheres, ao longo de cinco dias.
A quarta-feira foi marcada pelo início das baterias masculinas. Ao todo, 62 atletas se enfrentaram em 16 baterias, com quatro surfistas cada. Dois se classificaram em cada bateria e, na quinta-feira, 18, enfrentam os surfistas mais bem ranqueados na América do Sul.
E nesta quarta, a última bateria foi justamente a que mais animou os torcedores. Matheus Neves, Samuel Joca, Daniel Pedreira e Mateus Sena disputaram, manobra a manobra, a liderança do grupo. Após o apito final, Neves e Joca asseguraram a vaga na próxima fase.
Entre o público, a expectativa maior é pela estreia dos surfistas catarinenses no torneio, como Mateus Herdy, Heitor Mueller, Laura Raupp e Tainá Hinckel, que deverão cair na água a partir desta quinta-feira, 18.
Ao Terra, Roberto Siviero, diretor de operações da WSL na América Latina, disse que vê a disputa se acirrando nos próximos dias e projeta baterias eletrizantes ao público.
"Os surfistas vão ficando cada vez mais perto da vitória, já fica um clima de competição maior. A gente, por nossa vez, está sempre atento para fazer a parte competitiva funcionar bem, para trazer o público e integrar com a cidade", diz.
A etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 de Imbituba será retomada às 7h da próxima quinta-feira. Além de contar com reportagem no local, o Terra transmite as baterias da competição.