Em 2011, surfista baleado relatou "medo de tiro" e bandidos

19 jan 2015 - 15h28
(atualizado às 16h29)

Baleado nesta segunda-feira na Guarda do Embaú e internado em estado grave, o surfista profissional Ricardo dos Santos já havia manifestado preocupação com o ambiente da praia em 2011. Nascido e criado na localidade a 50 km de Florianópolis, Ricardo escreveu um texto para o site Waves no qual relatava problemas e dizia que os moradores não faziam nada porque “tinham medo de tomar tiro”. Veja o texto na íntegra.

O surfista, que participou da etapa do WCT de Teahupoo em 2013 e é especialista em ondas grandes, dizia na época que a Guarda do Embaú era um “pedaço de céu que estava perdendo o encanto”. “Parece que as pessoas já não valorizam mais o fato de estar em um lugar lindo e puro”.

Publicidade
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
Foto: Instagram / Reprodução

Falando como “quem nasceu e cresceu em um lugar abençoado”, Ricardo relatava na época a presença de pessoas que “ficam em seus carros de som à noite toda circulando ou parados no meio da praia, tocando uma música medíocre no volume mais alto possível e deixando o lixo por todos os lados”.

“Bons eram os tempos em que a Guarda era lugar de maconheiro, vagabundo, hippie e etc. Agora, em vez disso, nós temos bandidos”, ironizou o surfista. Segundo relatos preliminares de amigos da vítima, Ricardo foi baleado durante uma discussão com a motivação ainda não confirmada.

O surfista está internado no hospital São José, em Florianópolis, e seu estado é grave. Uma das balas atingiu seu abdômen e ele teve de passar por uma cirurgia. A notícia revoltou amigos como Adriano de Souza “Mineirinho” e Gabriel Medina.

Ainda no relato em 2011, Ricardo dos Santos reclamava do descaso de políticos e da polícia, além de manifestar a intenção de não passar o verão no local. “Este ano estou optando por não ir à minha casa no verão. Estou com medo de chegar em casa e morrer de desgosto (...). Vou deixar de passar o Natal e o Ano-novo com a minha família, porque não quero ter que presenciar a maior das zonas que os ser humano pode fazer “.

Publicidade

Paixão pela Guarda do Embaú

Em seu perfil de Instagram,  Ricardo dos Santos sempre manifestou felicidade de estar em casa, próximos aos amigos.

CORREÇÃO: Ao contrário do informado na legenda em sua primeira publicação, o surfista Ricardo dos Santos continua internado em estado grave. A informação foi corrigida às 15h50.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se