Guarapari, no Espírito Santo, sediará pela primeira vez o QS da WSL, entre 20 e 23 de novembro, na Praia de Ulé, enquanto turistas também poderão visitar a famosa Praia da Areia Preta, conhecida por suas areias medicinais e radioativas.
Localizada a cerca de 58 km da capital Vitória, a cidade de Guarapari será, pela primeira vez, sede do Qualifying Series (QS) da WSL entre os dias 20 e 23 de novembro. O município capixaba de beleza exuberante conta com mais de 50 praias em seu território. O campeonato de surfe irá acontecer na Praia de Ulé, mas ao longo da costa, a Praia da Areia Preta chama a atenção até mesmo pelo nome.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O local possui areia monazítica, ou seja, sedimentos com concentração natural de minerais pesados, algo raro ao redor do mundo e, por isso, conferiu projeção internacional ao município capixaba. A areia monazítica tem potencial terapêutico reconhecido por estudo científico devido suas propriedades radioativas e medicinais.
Dessa forma, ao longo dos anos, a Praia da Areia Preta foi destino procurado por pessoas com diversos tipos de doenças. De acordo com a prefeitura de Guarapari, nos anos 1960, o jogador de futebol Garrincha e sua então esposa, Elza Soares, estiveram na localidade em busca de "cura" para as dores crônicas.
Ainda segundo a prefeitura, a concepção de que as 'areias pretas' do local previnem diversas doenças foi confirmada em 2017 por pesquisas desenvolvidas pelo físico nuclear da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Marcos Tadeu Orlando, e outros pesquisadores.
"As areias monazíticas encontradas aqui têm em sua composição ilmenita, monazita, terras raras, granada e zirconita (...) o spray d´água que vem das ondas, a temperatura e o magnetismo da areia, junto, principalmente, com o gás que ela gera, o radônio, liberam uma radiação que previne doenças, entre as quais o câncer de mama. Isso acontece porque a exposição a baixos níveis de radiação estimula as defesas do corpo, de modo que as pessoas ganham uma resistência maior, como se fosse uma 'vacina'", informa o comunicado.
A Praia da Areia Preta fica a cerca de 28 km da Praia de Ulé, ou seja, o deslocamento de carro para conferir a atração é possível para os turistas que irão prestigiar o QS da WSL, considerado o maior campeonato de surfe já realizado no estado capixaba.
A competição, que terá cobertura do Terra, também garante pontuações cruciais para o ranking sul-americano da WSL, que serve como classificatório para o Challenger Series (CS), competição que dá acesso ao Championship Tour (CT).