A etapa do Challenger Series em Saquarema já foi agraciado com uma notícia histórica neste sábado (11). O primeiro dia de competições em Itaúna confirmou Tya Zebrowski como a surfista mais jovem da história a se classificar ao Championship Tour. A atleta tem apenas 14 anos de idade e está fazendo sua estreia como como competidora de toda a divisão de acesso da WSL em 2025. Ela foi vice-campeã da etapa em Ericeira no ano passado atuando como wildcard.
A francesa participou da primeira bateria do round feminino em Saquarema e avançou de fase na liderança com um somatório de 11.67. A líder do ranking do CS da WSL chegou aos 30.330 pontos com esta vitória e se garantiu na elite do esporte na próxima temporada. Ainda não se sabe se Zebroswki vai seguir disputando o Challenger Series até a etapa final em Newcastle ou vai se afastar das competições até o início da temporada 2026 do CT.
O momento de Tya é brilhante. A novata fez uma temporada 2025 de se invejar, abrindo a corrida com uma semifinal em Newastle, quinto lugar em Ballito, vice-campeonato na California e o recente titulo conquistado em Ericeira, na semana passada. Em Saquarema, deve voltar ao pico neste domingo para disputar o segundo round na praia de Itaúna.
Zebroswki também fez a festa em Paparā, Taiti, ao vencer a etapa do Qualifying Series em maio de 2025. Uma curiosidade sobre este evento é que o campeão da categoria masculina foi Kauli Vaast, que atualmente lidera o ranking do Challenger Series da WSL
O time brasileiro entrou em cena neste sábado em Saquarema. Tainá Hinkel foi a única a avançar entre as mulheres, enquanto seis homens chegaram ao segundo round. Cauã Costa, Wesley Leite, Peterson Crisanto, Weslley Dantas, Rafael Teixeira e Kaue Germano confirmaram suas vagas. Por outro lado, nomes de destaque como Jadson André e o português Frederico Moraes foram eliminados. O evento deve voltar a ser disputado no domingo, às 7h30, também em Itaúna.