URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tolói admite São Paulo "perdido" com Ney Franco e vê reação preparada

25 jul 2013 - 17h43
(atualizado às 17h59)
<p>Zagueiro teve que explicar má fase do clube após treinamento desta quinta</p>
Zagueiro teve que explicar má fase do clube após treinamento desta quinta
Foto: Fernando Borges / Terra

Paulo Autuori completou quatro jogos no comando do São Paulo na noite de quarta-feira com sua quarta derrota à frente da equipe, sequência que já chega a oito consecutivas, sendo 11 jogos sem vencer. Para o torcedor que acompanhou a queda por 1 a 0 para o Internacional, no Morumbi, fica difícil manter a confiança de uma reação imediata – principalmente porque o próximo adversário é o arquirrival Corinthians, no Pacaembu. Para o zagueiro Rafael Tolói, no entanto, o time tem mostrado evolução e está pronto para desencantar.

Nesta quinta-feira, em meio ao frio e cinzento clima que domina o Morumbi – não apenas no sentido meteorológico – o jogador ressaltou diversas vezes a melhora que o São Paulo apresentou em campo. Para deixar mais clara a situação, falou do período anterior à chegada de Autuori, mas sem citar nominalmente o técnico Ney Franco. “Alguns jogos atrás, o time não tinha posicionamento, ficava perdido dentro de campo. Hoje não. O Paulo acertou o esquema. Não está mais havendo tantos espaços em campo como antes”, apontou.

Publicidade

O criticismo do elenco para com o trabalho de Ney Franco já havia sido mostrado pelo goleiro e capitão Rogério Ceni há uma semana, após a segunda derrota para o Corinthians na final da Recopa: definiu como “zero” o legado do ex-técnico no clube. “É complicado dizer”, despistou Rafael Tolói, ao tentar detalhar por que a equipe estava perdida. “A gente não conseguiu acertar a forma de jogar, e aí o Paulo chegou com um esquema de time que ele gosta de montar, e a equipe melhorou bastante nesse aspecto”, apontou.

Paulo Autuori deixou claro no momento de sua contratação pelo São Paulo que arrumaria primeiro a defesa, setor de responsabilidade de Rafael Tolói. A última constatação, após a 8ª derrota seguida, foi a necessidade de segurar os zagueiros, que antes tinham liberdade para se aventurar no ataque, desguarnecendo atrás. A fala é direcionada a Lúcio, que apresentou essa característica em todos os clubes pelos quais passou – muitas vezes com sucesso. Seu companheiro poupou-o de críticas.

“O Paulo cobra muito o posicionamento, principalmente dos zagueiros. Essa é uma característica do Lúcio, mas eu também gosto bastante de sair com a bola às vezes. Ele vem pedindo para a gente ficar mais posicionado na parte defensiva, até porque nossa equipe tem bons jogadores que podem definir a partida. A gente melhorou nisso também”, afirmou Rafael Tolói, mantendo o discurso da reação iminente do São Paulo na temporada. Ele ainda falou porque o jejum não foi quebrado no Morumbi.

“Quando a fase está desse jeito, o cara dá um chute de tornozelo e a gente leva o gol, enquanto que, nas oportunidades que a gente tem, a bola bate na trave. Mas a equipe cresceu bastante, e isso é mérito do nosso treinador, que desde quando chegou vem passando confiança”, afirmou. “Tenho certeza que o time está melhor e vai voltar a vencer o quanto antes”, complementou, nesse caso se referindo ao jogo contra o Corinthians, às 16h (de Brasília) do domingo, no Pacaembu.

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações